Brasil - Governo destaca ações para inclusão da pessoa com deficiência

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Estado reforça compromisso com a inclusão das PCDs. 

 

Nesta quinta-feira (3), é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas com algum tipo de deficiência no mundo.

 

O espaço e a consolidação dos direitos das pessoas com deficiência no Piauí e no Brasil são realidades. Mas a manutenção dessas conquistas é um trabalho que deve ser contínuo. 

 

Para isso, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) desenvolve várias ações que têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência em nosso estado.



Este ano, a Seid, em parceria com os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudes), realizou conferências regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência nos municípios de Regeneração, Corrente, Campo Maior, Floriano, São Raimundo Nonato e Parnaíba. 

 

As conferências tiveram o objetivo de elaborar propostas de trabalho que foram apresentadas na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Teresina. 


O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que o mais importante é reafirmar o compromisso para mais trabalho. ( Foto: Ascom Seid) Outra ação importante foi o Seminário Estadual sobre o Passe Livre Intermunicipal e o Passe Livre Cultura, momento em que foram explicados e apresentados esses direitos para todos os envolvidos na causa dos direitos das pessoas com deficiência.

O Passe Livre Intermunicipal garante às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, acesso livre ao sistema de transporte coletivo intermunicipal.

Já, o Passe Cultura, garante a gratuidade de entrada e o acesso às pessoas com deficiência, que comprovarem renda familiar per capita de até um salário mínimo, em shows, eventos culturais e esportivos.

 A Seid promoveu, em junho, a IX Caminhada pela Acessibilidade, evento que reuniu mais de três mil pessoas e teve como meta promover e integrar a pessoa com deficiência e a sociedade civil. Essa ação fez parte das comemorações alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência.

Com a finalidade de informar e disponibilizar serviços que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade piauiense, a Seid realizou dois Fóruns Regionais de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

O primeiro na cidade de Barras e o outro em São João do Piauí. Investimentos Por meio do Convênio Federal 780919/2012 e de contrapartida estadual, a Apae de São João do Piauí recebeu uma van adaptada, que tem capacidade para 10 lugares, sendo três para cadeirantes e sete convencionais.

A Apae de Piripiri recebeu equipamentos e mobiliário do referido convênio e material de consumo do Convênio Federal 778056/2012. Na área da saúde, ocorrerá a implantação dos Centros Especializados em Reabilitação, onde a unidade de Parnaíba será a primeira no interior do estado.

Na educação para pessoa com deficiência, teremos a instalação do Centro Integrado de Educação Especial em Parnaíba (Ciesp) e a fundação da primeira escola bilíngue no estado. Projeto do Centro Especializado em Reabilitação de Parnaíba – Ceir IV.( Foto: Divulgação)

A sanção da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e da Lei Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência mostra que 2015 é o ano da retomada das ações em favor das pessoas com deficiência.

Todo o trabalho do Governo, por meio da Seid, tem o objetivo de proporcionar a este segmento da sociedade acesso aos seus direitos e benefícios.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, fala que o mais importante é reafirmar o compromisso para mais trabalho. "Em 2016, vamos trabalhar ainda mais, em favor das pessoas com deficiência.

Nossas ações foram retomadas com o mesmo princípio da fundação da Seid, em 9 de junho de 2003", finaliza o secretário.

É importante que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuam direitos e deveres assegurados.

 Fonte da Notícia: Veja Aqui

Comentários