OMS alerta para aumento da pressão arterial

Um em cada três adultos em todo o mundo tem pressão alta, uma doença responsável por metade das mortes por ataque cardíaco, revela um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.

O estudo estatístico mundial de 2012 chama a atenção para o aumento das doenças não transmissíveis, como é o caso da diabetes, que atinge um em cada dez adultos em todo o mundo.
"Este relatório é mais uma evidência do aumento dramático das doenças do coração e outras doenças crónicas, particularmente em países de baixos ou médios rendimentos", disse Margaret Chan, directora Geral da OMS, lembrando que "em alguns países africanos, metade da população tem pressão arterial alta".
As estatísticas anuais da OMS incluem, pela primeira vez, informação sobre pressão arterial e níveis de açúcar no sangue discriminados por sexo.
Analisados os dados de 194 países, os investigadores sublinham que o fácil acesso a diagnósticos e a tratamentos de baixo custo nos países ricos reduziram "significativamente" a pressão arterial alta entre a população.
Em Portugal, por exemplo, 34,5% dos homens e 24,3% das mulheres com mais de 25 anos sofre de pressão arterial alta, de acordo com dados de 2010.

Fonte: Diário de Notícia

Nelson F. A. Mendes
Com a crise que esta a correr em todos os países do mundo, e a falta de alimentação, nem toas as pessoas tem a possibilidade de colocar a sua própria alimentação em ordem. E por esse motivo, vai comer tudo o que lhe passar pela frente. E as comidas mais baratas contem muito sal.
Mas o que a de fazer. Pergunto eu?

Comentários