Guiné-Bissau - Enfermeira e médico do Hospital de Guimarães em missão na Guiné Bissau

Uma equipa do serviço de pneumologia do Hospital de Guimarães, a enfermeira Idalina Gomes e o médico Hans Dabó, integrou uma missão da Organização Mundial de Saúde, na Guiné Bissau,
entre 9 de junho e 12 de julho deste ano.


 O objetivo desta missão compreendia, sobretudo, apoiar as autoridades sanitárias daquele país na gestão de casos de covid-19, através da implementação de estratégias de controlo de infeções e da formação nesta área aos profissionais de saúde locais, refere o hospital em comunicado.


Esta equipa realizou as suas ações nas três unidades de saúde locais, nomeadamente o Hospital Nacional Simão Mendes, a Clínica S. José em Bôr e o Hospital de Cumura.


Entre as várias ações que levaram a cabo destacam-se a oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva, a gasometria arterial e a ecografia torácica.

 Os profissionais consideram que se tratou de um desafio claramente exigente, intenso, mas muito compensador e gratificante. Em nota, o Hospital refere que a simpatia e hospitalidade do povo da Guiné-Bissau marcaram muito positivamente estes profissionais, que contaram com apoio do Conselho de Administração.




  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários