São Tomé e Príncipe reforça quadro epidemiológico com laboratório PCR

São Tomé e Príncipe tem desde segunda-feira, 22 de Junho, um novo laboratório oferecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para realizar testes PCR no país.

 A entrada em funcionamento do laboratório foi demorado por causa da formação de técnicos nacionais, explicou a responsável do laboratório, Rosa Neto.




"Neste momento o nosso maior objectivo é dar respostas aos pacientes internados com sintomatologia, num primeiro momento e depois dar respostas no âmbito epidemiológico. 

Começamos com um número um pouco mais limitado de testes e, paulatinamente, iremos aumentar a quantidade, mediante as condições que tivermos disponíveis", afirma.

 "Com o PCR conseguimos detectar o vírus numa primeira fase. Temos estado a usar o teste rápido, que é feito numa fase mais tardia ou mais avançada, mas com o PCR vamos poder fazer o diagnóstico no momento em que paciente está doente e vem aliviar o sistema nacional de saúde",descreve a responsável do laboratório.


A responsável pela diplomacia são-tomense destacou o papel do sistema das Nações Unidas que trabalhou "durante semanas em colaboração com o governo" para a vinda dos equipamentos e, me particular, da OMS, também "pelo envio de uma equipa médica com vários especialistas".

 São Tomé e Príncipe recebeu material médico-hospitalar no âmbito do apoio das Nações Unidas no combate à pandemia de COVID-19.

 O donativo resulta de uma parceria bem-sucedida entre as Nações Unidas, União Europeia e Portugal.


  Na lista dos materiais estão o laboratório PCR, 10 ventiladores, material de protecção individual, nomeadamente máscaras, luvas, óculos, viseiras e fatos, bem como medicamentos para o coronavírus, pequenos equipamentos como oxímetros e todo o material necessário para colheita e análise dos testes.


A União Europeia suportou os custos de transporte da operação, Portugal e a OMS foram responsáveis pela mobilização de pessoal humanitário e pela logística.


  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários