Portugal - As datas, as medidas, as regras, as condições: este é o plano de desconfinamento de Portugal - saiba tudo, tudo

Medidas foram anunciadas esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.

 Afetam transportes, escolas, comércio, restauração, cultura, desporto, comportamento social, trabalho, serviços públicos e equipamentos sociais.



REGRAS GERAIS



A partir de 4 de maio: confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa; dever cívico de recolhimento domiciliário; proibição de eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas; lotação máxima de 5 pessoas/100m2 em espaços fechados; Funerais: com a presença de familiares a partir de 30 e 31 de maio: cerimónias religiosas: celebrações comunitárias de acordo com regras a definir entre DGS e confissões religiosas.



SPORTES PÚBLICOS TRAN


A partir de 4 de maio: lotação de 2/3 (condições: uso obrigatório de máscara / higienização)


  TRABALHO


 A partir de 4 de maio: exercício profissional continua em regime de teletrabalho, sempre que as funções o permitam a partir de 1 de junho: teletrabalho parcial, com horários desfasados ou equipas em espelho.


. SERVIÇOS PÚBLICOS


A partir de 4 de maio: balcões desconcentrados de atendimento ao público (repartições de finanças, conservatórias, etc.) [condições: uso obrigatório de máscara / atendimento por marcação prévia] a partir de 1 de junho: lojas de cidadão [condições: uso obrigatório de máscara / atendimento por marcação prévia


] COMÉRCIO E RESTAURAÇÃO


A partir de 4 de maio: comércio local - lojas com porta aberta para a rua até 200m2; cabeleireiros, manicures e similares; livrarias e comércio automóvel, independentemente da área A partir de 18 de maio: lojas com porta aberta para a rua até 400m2 ou partes de lojas até 400 m2 (ou maiores por decisão da autarquia); restaurantes, cafés e pastelarias / esplanadas A partir de 1 de junho: lojas com área superior a 400m2 ou inseridas em centros comerciais.


  CONDIÇÕES Lojas: 


 Uso obrigatório de máscara / funcionamento a partir das 10h para as lojas que reabrem. Cabeleireiros e similares: Por marcação prévia e condições específicas. Restaurantes: Lotação a 50%, funcionamento até às 23h e condições específicas.


  ESCOLAS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS


A partir de 18 de maio: 11º e 12º anos ou 2º e 3º anos de outras ofertas formativas (10h-17h); equipamentos sociais na área da deficiência; creches (com opção de apoio à família).
  A partir de 1 de junho: Creches / Pré-escolar / ATLs


CONDIÇÕES Escolas:


Uso obrigatório de máscaras (exceto crianças em creches e jardins de infância).


    CULTURA


A partir de 4 de maio: bibliotecas e arquivos A partir de 18 de maio: museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares A partir de 1 de junho: cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos (condições: com lugares marcados, lotação reduzida e distanciamento físico).


    DESPORTO


A partir de 4 de maio: prática de desportos individuais ao ar livre (condições: sem utilização de balneários nem piscinas) A partir de 30-31 de maio: Futebol - competições oficiais da 1.ª Liga de Futebol e Taça de Portugal.


    CONDIÇÕES GERAIS .


 Disponibilidade no mercado de máscaras e gel desinfetante / Higienização regular dos espaços / Lotação máxima reduzida / Higiene das mãos e etiqueta respiratória / Distanciamento físico (2m) .


 Decisões reavaliadas a cada 15 dias 



Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários