Brasil - Eficiência em ação: evento mobiliza população com deficiência

Projeto “Eficiência em Ação” vai reunir a população de com deficiência física e suas famílias em um evento voltado para a recreação e para os direitos civis.

 

 A ação é realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e associações e abre as comemorações do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no próximo dia 21. 


“Vamos mostrar para a sociedade direitos que a pessoa com deficiência tem mas que infelizmente não conhecem”, explica Joaquim Santana, presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB.

O projeto também conta com a participação de faculdades e órgãos estaduais e municipais, além de empresas privadas.

 No local será oferecida orientação para isenção de impostos para compra de veículos para pessoas com necessidades especiais que têm direito sobre descontos de cobranças como IPI, ICMS, IPVA e IOF.

 Amparo Sousa, presidente da Associação de Deficientes Físicos de Teresina, o evento vai fortalecer a população que sofre com as barreiras do preconceito.

 “Para que as pessoas com deficiência se conscientizem dos seus direitos e não aceitem a violação dos mesmos.

A gente fala todos os dias de acessibilidade arquitetônica que infelizmente não é respeitada.

 A gente fala da acessibilidade atitudinal, que é a principal barreira que a gente enfrenta no dia a dia”.  

O projeto também prevê um dia de confraternização, com piscina liberada para crianças, música ao vivo e serviços voltados para as famílias.


  Para Gilmara Costa, presidente da Associação Piauiense pelos Direitos Iguais, o “Eficiência em Ação” tem caráter de informativo. “Mostrar que estamos aqui, que temos nossos direitos e mostrar para os deficientes e seus familiares direitos que muitas vezes eles não sabem”, aponta. Reunir a população com deficiência acompanhada de suas famílias, para os organizadores, é uma forma de mobilizar a sociedade.

 “As pessoas olham a deficiência, mas não olham a capacidade e as habilidades que essas pessoas têm para contribuir com a sociedade”, diz Amparo Sousa.

 

  Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários