Brasil - Treinadora de Fartura fala das expectativas para o Mundial de Jovens de Paratletismo

Thaís Saito treina a dupla Cristian e Thomaz em Jundiaí e ainda fará parte da delegação brasileira nos Jogos Parapan-americanos de Lima este ano.

 Criada em Fartura, a treinadora Thaís Saito tem levado recentemente o nome da cidade aos quatro cantos do mundo. Ela é integrante da equipe que trabalha com os jovens do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), iniciado em 1996 em Jundiaí, e desde então berço de vários atletas integrantes do time Brasil de paratletismo.



O próximo compromisso do pessoal do PEAMA é o Mundial de Jovens de Paratletismo, que será disputado em Nottwil, na Suíça, a partir desta quinta-feira (1). Dois atletas em especial – Cristian e Thomaz – têm relação próxima com a equipe de Thaís desde os seis anos de idade e representarão o Brasil no velho continente.


“Os dois passaram por várias modalidades e têm se destacado no atletismo. Ambos também já defenderam a seleção brasileira pelo esqui cross-country – temos uma espécie de parceria com a CBDN [Confederação Brasileira de Desportos na Neve]. Um deles tem o melhor resultado de um sul-americano na história das Paralimpíadas de Inverno”, conta Thaís, fazendo referência ao 6° lugar de Cristian na edição de PyeongChang ano passado.

“O Thomaz até tinha o índice [para competir], mas o país não possuía vagas suficientes.” Cristian e Thomaz


Depois de passar pelos esportes de inverno, o cadeirante Cristian Westemaier Ribeira, de 16 anos, faz sua estreia na seleção de paratletismo sub-18, nos 100m, 200m e 1.500m. 

Thomaz Ruan de Moraes, nascido um ano antes com uma má formação no braço direito, já competiu em outras seis oportunidades pela equipe: participou do Parapan de Jovens, do próprio Mundial (de 2017) e de uma etapa do Grand Prix com a seleção adulta. 

Agora, participa pelo sub-20 dos 100m, 200m e 400m.



Thomaz e Thaís também representarão o Brasil nos Jogos Parapan-americanos de Lima, no Peru, após o mundial da Suíça. 

Essa foi a primeira convocação para a delegação brasileira na carreira da treinadora, que ainda verá um de seus pupilos participar do Mundial de Atletismo, em Dubai, no mês de novembro.

 Inclusive, Thomaz tem chances de ir para as Paralimpíadas de Tóquio 2020 e está treinando na capital São Paulo, acompanhado por técnicos da seleção. 


 No esporte paralímpico, os atletas são classificados em categorias que procuram equivaler deficiências semelhantes. Cristian compete pela categoria T54, uma classe funcional para cadeirantes com menos comprometimento de movimentos, enquanto Thomaz está na T47, para amputados de membros superiores, abaixo do cotovelo. O esporte na vida dos jovens com deficiência


  Apesar de se considerar farturense pela relação que possui com a cidade, Thaís lembra que, quando o assunto é o esporte para pessoas com deficiência, o município ainda está atrasado em relação a alguns outros da região, por não possuir iniciativas que atendam a essa população.



“Vejo mais em Taquarituba e em Sarutaiá, principalmente. Já encontrei atletas de lá várias vezes em outras competições”, comenta a treinadora. 

 A inclusão não vem apenas no desempenho físico, mas também no papel dentro de casa. “No caso deles [Cristian e Thomaz], o esporte lhes dá a oportunidade de ajudar em casa, pois ganham Bolsa Atleta. Também puderam conhecer o mundo nessas competições, já foram para a Noruega, Finlândia, Alemanha, Coreia do Sul”, continua. 

As famílias também são grandes incentivadoras dos meninos, que, apesar de ainda jovens, já inspiram os mais novos no PEAMA a persistirem em seus objetivos. 


 Nosso foco não é o alto rendimento, sempre foi atender à população oferecendo uma chance de incluir as pessoas com deficiência através do esporte. Mas, com o passar do tempo, alguns foram se destacando. Temos atletas que já foram ou são recordistas brasileiros.

Uma foi para as Paralimpíadas do Rio, em 2016”, completa Thaís, orgulhosa do grande trabalho de seus alunos e de sua equipe.

O PEAMA teve 3 representantes nas Paralimpíadas Escolares. Cris e eu na Natação e o Thomaz no Atletismo.. Thomaz foi vice campeão brasileiro nos 100m, 400m e salto em distância.



Cristian foi vice campeão brasileiro nos 100m Costas e 50m Livre ; e campeão brasileiro nos revezamentos 4x50m Livre e 4x50m Medley. 

As modalidades que participamos ficaram campeãs e ajudaram o Estado de São Paulo se tornar Tetra campeão das Paralimpíadas Escolares! Parabéns meninos! 


 Parabéns a todos os atletas da seleção Paulista e a todos os técnicos, convocados ou não. Obrigada Sérgio Gatto por fazer com que nossos alunos pudessem participar desse grandioso evento..

 É campeão!


Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários