Angola - LARDEF apoia filiados nas políticas de inclusão

Liga de Apoio à Integração dos Deficientes (LARDEF) tem, nos últimos anos, apoiado os associados, facilitando-lhes o acesso à formação profissional, visando a sua inserção no mercado de trabalho, anunciou, ontem, em Luanda, o coordenador nacional de programas para Mobilização e Advocacia da associação.

 Em declarações ao Jornal de Angola, António Afonso disse que a LARDEF tem apoiado os associados, dando-lhes oportunidade de formação e, posteriormente, enquadrá-los no mercado do emprego. Lembrou que é importante que as pessoas com deficiências estejam bem preparadas tecnicamente, tendo em conta que ainda se assiste actos de discriminação em algumas instituições.



Para os casos de discriminação, António Afonso disse que a associação tem trabalhado junto das instituições, passando mensagem no sentido das empresas adaptarem a realidade para com as pessoas com deficiências, visando criar um ambiente acessível, de acordo com as suas capacidades.

 António Afonso solicitou apoio às pessoas deficientes e repudiou os actos de discriminação por parte do empregador, colocando em causa a competência profissional dos deficientes. 


 António Afonso disse que no âmbito das políticas de fomento ao auto emprego, a LARDEF, em parceria com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INAFOP), têm ministrado cursos básicos de pequenos negócios, que visa capacitar os associados para as formas como iniciar um negócio e os métodos de gestão para evitarem falência.

A LARDEF tem realizado acções de sensibilização as pessoas com deficiência no contributo de melhorar a sua auto estima, mostrando-lhes que estão num mundo competitivo.

Antes de serem deficientes são, acima de tudo, cidadãos que devem conhecer as suas capacidades e os seus direitos e dar o seu contributo em prol do desenvolvimento do país.

 António Afonso disse ainda que, nos últimos anos, a associação tem desenvolvido actividades de advocacia, sensibilização e “lobyng”, assim como a implementação de microprojectos geradores de rendimento a favor das pessoas com deficiência e suas famílias.


  Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários