Por que beber álcool eleva o risco de ser picado por mosquito?

O suor expele uma substância encontrada nas bebidas alcoólicas que serve de 'aviso' para os mosquitos sobre a presença de uma refeição por perto.

 

 Quem nunca fez uma viagem para o interior ou para a praia e descobriu que, além da população humana, o local abrigava um número considerável de mosquitos extremamente incômodos? 



 Ter esses insetos voando ao redor, prontos para dar uma picada, não é nada agradável; e espantá-los para longe não é tarefa fácil. Mas saiba que alguns fatores podem contribuir para que uma pessoa seja mais “atrativa” para os mosquitos, incluindo a ingestão de bebida alcoólica.

 

 Por quê? De acordo com estudo, o etanol presente no álcool – e que é expelido através do suor – pode ser um tipo de aviso para os mosquitos sobre a proximidade de uma refeição. 


“Se você estiver com fome e andando por aí, provavelmente vai caminhar na direção à comida: aquele cheiro forte de cachorro-quente, por exemplo.

Você pode até não comer o cachorro-quente, mas sabe que tem comida ali”, explicou Tanya Dapkey, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, à BBC Future. Pesquisa anterior já havia indicado que beber uma garrafa de cerveja torna as pessoas mais propensas a serem picadas por esses insetos.

Cientistas ainda explicam que os mosquitos picam o ser humano devido a duas substâncias químicas que exalamos ao respirar: dióxido de carbono (CO2) e octanol – que é um álcool secundário criado a partir da quebra do ácido linoleico (também chamado de “álcool de cogumelo”).
 

 

 Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários