Portugal - Castelo Branco acolhe I Encontro – Deficiência Intelectual e Doença Mental “Incluir as Diferenças”

A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACCB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a pessoas com deficiência intelectual, doença mental grave e/ou outras patologias de natureza psiquiátrica ou neurológica. Funciona em regime de Lar e de Centro de Atividades Ocupacionais, querendo também estar em interação com a comunidade.



Para isso, decidiu organizar o I Encontro – Deficiência Intelectual e Doença Mental “Incluir as Diferenças”, com o grande objetivo de ver o tema debatido na região, procurando quebrar preconceitos e tornar todos mais capazes de contribuir para uma inclusão social plena. 


 É um projeto co - financiado pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação).


 O programa, dividido em diversos momentos, abre com uma Mesa Redonda onde será apresentada a AACCB e os desafios que esta instituição pretende abraçar no futuro, almejando tornar-se uma referência na região.

 No primeiro painel, serão discutidos o papel da família no bem-estar da pessoa com Doença Mental Grave, o papel das instituições no bem-estar das pessoas com Deficiência Intelectual, bem como as obrigações legais da família para com estas pessoas.

 Um segundo painel será dedicado às Perturbações do Neurodesenvolvimento, centrando-se no caso particular da Deficiência Intelectual e do Autismo.

 No terceiro painel, a Doença Mental e o mundo atual serão postos em relação. O Encontro fecha com nova Mesa Redonda, onde psicólogos e psiquiatras debaterão as questões da Família, da Sexualidade e do Envelhecimento ligadas à Deficiência Intelectual e à Doença Mental.

 A Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses estará representada no evento e terá a cargo a moderação de dois debates.

 Haverá ainda espaço para a apresentação do livro Os Dilemas da Bicharada, composto conjuntamente por clientes e colaboradores da AACCB.


  Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários