Brasil - Unioeste entrega 30 cadeiras de rodas motorizadas na região

O Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Câmpus de Cascavel, entregou 30 cadeiras de rodas motorizadas nesta quinta-feira (10), na clínica de fisioterapia da instituição. 

Elas fazem parte de um lote de 60 cadeiras que serão entregues aos poucos, conforme a fabricação. 

Este é apenas um dos serviços do CRF da Unioeste credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cadeiras são feitas sob medida e sem custo para os pacientes.



De acordo com a professora Cristina Diamante, coordenadora do curso de Fisioterapia da universidade, o paciente deve passar por alguns testes para estar apto a receber a cadeira de rodas motorizada e concorda zelar por sua conservação. 

“O paciente precisa estar apto na parte cognitiva, entender o que é cadeira motorizada. Quando apto, é feita a solicitação da cadeira que será entregue após a fabricação”, explica. 


 O senhor Abilio Pereira de Matos é um dos pacientes que recebeu a cadeira de rodas motorizada.

“Desde os dois anos de idade eu não consigo me locomover e por causa de problemas no coração eu não pude mais trabalhar.

Aí, passou a ser meu sonho ter uma cadeira de rodas motorizada” disse. “Há alguns anos eu vim até a Unioeste, recebi uma cadeira comum e agora estou fazendo a troca.

É uma alegria, principalmente pela dificuldade que encontro para andar de ônibus.

 Este modelo é menor e me auxiliará no transporte”, disse.

  COMO SOLICITAR A CADEIRA 


- Para receber a cadeira ou qualquer procedimento credenciado ao CRF, o paciente deve ser encaminhado até o Centro por um prestador de serviço do SUS.


  - Para receber a cadeira ou qualquer procedimento credenciado ao CRF, o paciente deve ser encaminhado até o Centro por um prestador de serviço do SUS.



É necessário portar guia de referência com a prescrição de um meio de locomoção, que pode ser cadeira de rodas, andador ou muletas, entre outros. 

Na sequência, o paciente passará por atendimento com o médico ortopedista e por uma triagem com uma equipe composta por vários profissionais para avaliação. 


 Após estes procedimentos são feitos a medição e o pedido é encaminhado para a indústria que fábrica a cadeira, que é entregue em cerca de 45 dias.

Desde que o serviço foi iniciado, já foram entregues à população 560 cadeiras padrão, 450 cadeiras de banho, 220 cadeiras de banho com aro de propulsão, 160 cadeiras banho reclinável, 50 cadeiras de banho tipo concha (para bebês), 115 cadeiras monobloco, 70 cadeiras para obesos e 155 cadeiras de tetraplégico.

O Centro de Reabilitação Física fica no Câmpus de Cascavel e atende a 33 municípios da região.


  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários