Brasil - Pessoas com deficiência são beneficiadas com cadeiras motorizadas

O equipamento é uma concessão da Oficina Ortopédica do centro, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Francinaldo Oliveira é o primeiro piauiense diagnosticado com uma doença rara, conhecida popularmente como “ossos de vidro”, que provoca o encurvamento e quebra dos ossos. 
Devido à doença, Francinaldo já sofreu 25 fraturas somente no braço direito e possui má formação nas pernas.



Para sua locomoção, utiliza cadeira de rodas desde os dois anos de idade. Agora, aos 36, comemora o que, para ele, é uma grande conquista: uma cadeira motorizada.

 Para Francinaldo, o equipamento é sinônimo de autonomia e liberdade.

 “Eu sinto muitas dores usando cadeira de rodas manual e não tenho condições de empurrá-la por conta do meu tamanho e do peso dela. 


 Mas agora vou poder sair de casa e fazer coisas que gosto muito, como ir à missa e à praia”, conta Oliveira, não escondendo a felicidade e o sorriso no rosto.

Francinaldo é natural de Parnaíba e uma das pessoas com deficiência beneficiadas com a entrega de cadeiras de rodas motorizadas, realizada nessa segunda-feira (27), no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).



O equipamento é uma concessão da Oficina Ortopédica do centro, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Para solicitá-lo, basta que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima da residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS.

 Durante a entrega, os usuários recebem um treinamento juntamente com a família para o manuseio correto e a manutenção da cadeira motorizada, um momento para tirarem dúvidas e compartilharem experiências.


  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários