quinta-feira, 9 de março de 2017

Brasil - Congresso Regional da Pessoa com Deficiência busca novas ações

A abertura oficial do 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Azevedo Cury, com a presença do prefeito Paulo Piau, primeira-dama Heloísa Piau, vice-prefeito João Gilberto Ripposati, secretário executivo da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) Vicente Araújo Neto, a diretora regional da Sedese Uberaba (Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social) Luciene Fachinelli, secretário adjunto da Seds, Carlos Alberto Godoy, o presidente da Câmara Municipal Luiz Humberto Dutra e os vereadores Alan Carlos e Agnaldo Silva, assim como, Ercileide Laurinda da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu), Felício Costa do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC) e Alex Abadio Ferreira da APAE de Uberaba.



O prefeito Paulo Piau pontua que é necessário tirar do papel as ações voltadas ao portador de deficiência, unindo forças entre Município, Estado e União, visto que não se faz nada sem recursos, e dessa forma, com esse fortalecimento será possível extrair as propostas que vão surgir como resultado do congresso. 

“É fundamental que o portador de alguma deficiência, tenha oportunidade de estar junto à sociedade, sendo produtivo e isso é o nosso desejo. 

Uberaba tem muito a que melhorar e isso é um desafio da nossa gestão. 

Estamos com projeto quanto a acessibilidade sendo elaborado e precisamos pensar na inclusão de várias maneiras, seja pela escola, na liberdade dos portadores de transitar, pela oferta de trabalho, que é importante, pois todos querem ser produtivos e essa oportunidade de levantar essas questões é fundamental para a nossa cidade e outros municípios”, afirma Piau. 


Marco Túlio, secretário da Seds, pontua que o Congresso Regional é um espaço de discussão entre o poder público, instituições, técnicos e sociedade civil em geral, buscando alternativas para garantir às pessoas o direito que elas já têm de participação plena e efetiva na sociedade.

“Vamos trabalhar para que as pessoas com deficiência possam ser independentes, com direito de se profissionalizar, trabalhar, ter acesso à cotas específicas, além de ter um envelhecimento saudável.

Vamos trabalhar pela igualdade para que sejamos produtivos e fazer uma Uberaba melhor para todos”, pontua Cury. Sérgio Sampaio, palestrante do dia, falou sobre o tema.

 “O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência”, e pontuou a importância do trabalho na evolução da pessoa com deficiência, e que estudos comprovam isso, com relatos de pessoas que passam a frequentar boates, fazer viagens e ter mais independência emocional.

 E ressalta que, as empresas, gerentes e demais funcionários precisam entender que as pessoas com deficiência são capazes de exercer sim seus trabalhos, mas no tempo de cada um, tempo esse que pode ser diferente das pessoas que não tem deficiência.

O 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência tem a participação das cidades de Conceição das Alagoas, Uberlândia, Almenara, Iturama, Araçuaí, Curvelo, Montes Claros, Juiz de Fora, Ituiutaba, Governador Valadares, Divinópolis, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Salinas, São João Del Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Varginha, Fronteira e Uberaba. Vale destacar que o evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba, em parceria com as instituições APAE.

 – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Escola para Surdos Dulce de Oliveira, o Instituto dos Cegos do Brasil Central e a AMVALE – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande.


  Fonte da Notícia – Veja Aqui

Nenhum comentário: