domingo, 5 de março de 2017

Brasil - 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência tem início nessa terça-feira

Uberaba sediará entre os dias 7 e 8 de março, o 1º Congresso Regional da Pessoa com Deficiência.

 De acordo com dados da Prefeitura de Uberaba, o evento acontece no Cine Teatro Vera Cruz, já conta com mais de 700 pessoas inscritas e irá discutir o tema.

 “Os avanços e as expectativas de inclusão social para pessoas com deficiência”. Diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento (Seds), Gabrielle de Palvas Andrade, explica que o evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com as instituições Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Escola para Surdos Dulce de Oliveira, o Instituto dos Cegos do Brasil Central e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale). 

“O objetivo do Congresso é buscar alternativas que possam proporcionar maior inserção da pessoa com deficiência na sociedade, de forma que eles consigam usufruir de plena e efetiva participação”, pontua. 


Andrade acrescentou: “Estamos promovendo uma discussão importante para toda a região, para que possamos melhorar a inclusão das pessoas com deficiência.

Queremos muito a participação dessas pessoas para que elas possam apresentar suas demandas e dificuldades e para que aquelas que não são deficientes possam ouvir e incluir essas pessoas no seu cotidiano”, concluiu. Programação.

 - Conforme cronograma divulgado pela PMU, no dia 7, a abertura acontece às 7h30, no Cine Vera Cruz, com credenciamento e a palestra.

 "O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência", com o fisioterapeuta e coordenador clínico da APAE de Uberaba Alex Abadio Ferreira. Às13h30, serão realizadas os minicursos junto às instituições parceiras do evento. Na APAE, ocorrerão três minicursos, sendo eles:

“A Equoterapia e a Reabilitação da Pessoa com Deficiência”; “O Direito Violado da Pessoa com Deficiência”; e.

 “O Cérebro e Aprendizagem”. Já no Instituto dos Cegos do Brasil Central, ocorrerá o minicurso de “Técnicas de Orientação e Mobilidade”.

Na Escola para Surdos Dulce de Oliveira, serão realizados cinco minicursos: “Libras no contexto escolar: tenho um aluno surdo.

E agora?”; “Trabalhando os cinco parâmetros da Língua de Sinais Brasileira: construindo e aprendendo a Língua Materna dos Alunos Surdos”; “

A Pessoa com Deficiência - Além da Lei das Cotas”; “As Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência”; e “A Pessoa com Deficiência no Esporte”.

 No dia 8, o evento terá início às 7h30 com apresentação artística e palestras. Durante o dia, a graduada em Gestão ambiental e especialista em tradução e interpretação de Libras/Português, Angélica Rodrigues Gonçalves, falará sobre.

 “Os Desafios da Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência”. Também ocorrerá a palestra:

“O Sentido do Trabalho para a Pessoa com Deficiência”, ministrado pelo o doutor em Ciências Sociais Sérgio Sampaio, ex-presidente da Federação APAEs de Minas Gerais e atual presidente da instituição do Município Pará de Minas. Logo após, será apresentado um “Panorama Municipal da Política da Pessoa com Deficiência de Uberaba” pela pedagoga, acadêmica do Serviço social, especialista em gestão de entidades de ressocialização, e que também está à frente da Diretoria de Proteção Social Especial da Seds, Claudia Cristina da Silva.

Toda a programação do dia 8 acontecerá no Cine Vera Cruz, que contará ainda com uma exposição de banners com Trabalhos Científicos. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.uberaba.mg.gov.br/congressoseds. (DC).


  Fonte da Notícia – Veja Aqui

Nenhum comentário: