Portugal - Associação Salvador - “O Céu é o Limite” para as pessoas com deficiência motora

O slogan é bem elucidativo do que se pode alcançar apesar da mobilidade reduzida.

 A Associação Salvador promove este ano a 10ª Edição da Ação Qualidade de Vida (AQV) “O Céu é o Limite”, aquele que é considerado o seu maior projeto. Único e pioneiro no País, o projeto atribui apoios diretos e pontuais num valor anual de 100 mil euros a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.



Ao longo de nove edições, com a contribuição de diversos Mecenas e da Sociedade, a Associação Salvador já apoiou 223 pessoas com deficiência de todos os pontos do País, num valor total de perto de 1 milhão de euros.


 Muitas pessoas com deficiência motora não têm os recursos financeiros necessários para ter uma vida com dignidade ou os meios para estarem integradas como cidadãos ativos na sociedade, mas a Associação Salvador permite-lhes uma vida melhor.


“Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios.

Acreditamos que uma maior qualidade de vida, real integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e uma vida mais ativa e empreendedora, passa pela promoção do acesso a apoios de que necessitam.

É com esta premissa que promovemos a Ação Qualidade de Vida”, referiu Salvador Mendes de Almeida, o fundador da Associação. Existem três categorias de apoios com objetivos distintos, sendo que o candidato apenas pode candidatar-se a uma categoria:

  Formação e Emprego 


 o Visa garantir condições para que a pessoa possa melhorar o seu nível de formação e/ou o seu desempenho profissional podendo desta forma contribuir para desempenhar um papel mais ativo na sociedade; o O candidato deve ter idade superior a 16 anos.

A candidatura deve ser apresentada pelo próprio, ou pelo representante legal, caso seja menor; o Exemplos de apoios: software, hardware específico, cursos de formação…

  Criação do próprio negócio


o Visa estimular o empreendedorismo e o desempenho de um papel mais ativo na sociedade; o O candidato deve ter idade superior a 18 anos.

A candidatura deve ser apresentada pelo próprio; o São valorizadas as candidaturas que apresentem parcerias com Organizações que se responsabilizem pela parte da gestão administrativa do negócio e mentoria ao empreendedor numa fase inicial e que prevejam autonomização do negócio e do empreendedor após seis meses; o Exemplos de apoios: investimento inicial, equipamentos, apoio à definição do modelo de negócios, mentoria para arranque do projeto e obtenção de apoios.

  Obras em casa 


 o Visa eliminar barreiras na habitação para uma vida com dignidade; o A candidatura deve ser apresentada pelo próprio, ou pelo representante legal, caso seja menor; o Válido para casa própria ou arrendada, desde que com autorização do senhorio; o Exemplo de apoios: adaptação de casas de banho, cozinhas, rampas de acesso, entre outros.

A Associação Salvador apoia assim até 90% do custo efetivo do apoio, até um limite de 9 mil euros, sendo que o candidato deverá comparticipar sempre com o mínimo de 10% do custo do apoio.

 Este ano a AQV conta com o apoio dos Mecenas Brisa, Continental, Delta, Fundação Calouste Gulbenkian, Novo Banco e Semapa! O período de candidaturas decorre até ao dia 15 de março, através de formulário online disponível aqui.

Os resultados serão divulgados a 22 de junho, no site da Associação Salvador (www.associacaosalvador.com), onde é possível consultar o Regulamento.



  Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários