Macau - Apoios do Governo circunscritos a atletas com deficiência que participem em provas de alta competição

Apenas os atletas portadores de deficiência com resultados nas competições desportivas de alto rendimento recebem apoios do Instituto do Desporto. 


A garantia é dada por Pun Weng Kun na resposta a uma interpelação escrita assinada pelo deputado Si Ka Lon. 


Apenas os atletas portadores de deficiência e treinadores que alcancem resultados de relevo em competições desportivas de alto rendimento recebem apoios financeiros da parte do Governo.


 A questão foi esclarecida pelo presidente do Instituto do Desporto Pun Weng Kun, na resposta a uma interpelação escrita do deputado Si Ka Lon.

 

“As competições desportivas de pessoas com deficiências mentais são nomeadamente os Jogos Paralímpicos, os Jogos Para-Asiáticos, os Jogos Nacionais para Pessoas Portadoras de Deficiência, os Jogos Asiáticos da Juventude para Pessoas Portadoras de Deficiência e os Campeonatos Mundiais e Asiáticos reconhecidos pelo Comité Paralímpico Internacional”, escreve Pun Weng Kun.

 

 O assunto surgiu após ter sido criado o Regulamento dos Prémios Pecuniários do Desporto de Alto Rendimento, no ano passado, que teve com objectivo integrar no mesmo documento legal os prémios para atletas de alta competição com e sem deficiências. 


Na resposta ao deputado, o presidente do Instituto do Desporto faz igualmente questão de sublinhar que os Special Olympics não se integram neste lote de competições porque têm um princípio diferente, mais social:

 “Os Special Olympics não se encontram abrangidos pelo Regulamento dos Prémios Pecuniários do Desporto de Alto Rendimento porque as provas nele integradas têm por fim o desenvolvimento da aptidão física e das pessoas portadoras de deficiência mental através da prática do desporto e tem como objectivo apoiá-las a integrar-se na sociedade e a partilhar a amizade”, acrescenta. Em relação ao Plano de Desenvolvimento Desportivo para os Atletas Portadores de Deficiência Mental, que é organizado pela associação Macau Special Olympics com o apoio financeiro do Governo, o princípio da “utilização razoável do erário público” levou à necessidade de fazer escolhas.

Assim as modalidades apoiadas no âmbito da alta competição são o atletismo, natação, ténis-de-mesa e badminton: “Após a negociação tida entre o ID e o Macau Special Olympics, entendeu-se que as modalidades desportivas de atletismo, natação, ténis-de-mesa e badminton para pessoas portadoras de deficiência mental reúnem condições para se integrarem no desenvolvimento do desporto de competição”, clarifica o presidente do ID. No entanto, Pun Weng Kun destaca que o Instituto do Desporto investe na “promoção” e “apoio na participação das pessoas portadoras de deficiência mental no desporto”, nomeadamente através do programa Desporto para Todos.


 Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários