Cabo Verde - Presidente reconhece trabalho das organizações que trabalham em prol das pessoas com deficiência

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, reconhece o trabalho “árduo e indispensável” das organizações da sociedade civil (OSC) cabo-verdianas para a inclusão social das pessoas com deficiência, mesmo perante muitas dificuldades e escassos recursos.

 

Jorge Carlos Fonseca, que se expressa numa mensagem a propósito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinalou sábado, realça que perante essas dificuldades, as organizações continuam a apoiar as pessoas e a contribuir para a realização dos seus direitos.

 
“Como é o caso do nobre Daniel Gomes, recentemente falecido, que fundou e presidiu a ADEF (Associação de Desenvolvimento e Formação de Pessoas de Condições Especiais de Cabo Verde) durante 15 anos, ao qual rendo uma devida homenagem. Também, a valorosos cidadãos, como Márcio Fernandes e Gracelino Barbosa que nos têm honrado com distinções no desporto paralímpico internacional, ou os bailarinos de “Mon na Roda” que venceram recentemente uma medalha de bronze em competição internacional, os quais comprovam o valor e a capacidade das pessoas com deficiência”, exemplifica o Chefe de Estado. Merecem igualmente destaque do Presidente da República iniciativas como o Projecto Compartiarte, desenvolvido por Teresa Mascarenhas, que permitiu a produção, no decurso este ano, de versões da Constituição da República em áudio e braille.

“Mas, igualmente a centenas de guerreiros com deficiências ou que convivem e apoiam pessoas com deficiências, os quais diariamente enfrentam dificuldades e barreiras para sobreviver e realizar os seus sonhos”, acrescenta.


 Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários