Brasil - Empresa transforma cadeira de rodas em triciclo elétrico

O principal objetivo da LIVRE - Soluções em Mobilidade, empresa criada pelos irmãos gêmeos Júlio e Lúcio Oliveto, consiste em facilitar o cotidiano de brasileiros que precisam de cadeiras de rodas.

 

Eles lutaram para desenvolver uma tecnologia nacional para ampliar a mobilidade, resgatar a autoconfiança, autoestima e proporcionar a liberdade dos cadeirantes, que são 3,7 milhões, segundo o IBGE.

 No ano de 2011 Júlio Oliveto desenvolveu o primeiro protótipo do KIT LIVRE como resultado de tese de mestrado em engenharia mecânica.

 

O KIT LIVRE é um equipamento motorizado que transforma a cadeira de rodas em um Triciclo Motorizado Elétrico que suporta usuários de até 150 kg..

“Andar sobre calçadas danificadas, descer e subir guias com facilidade, andar sobre terrenos arenosos e gramas, sentir-se muito mais ativo e interativo, são situações não alcançadas pelo uso de cadeiras de rodas convencionais manuais ou motorizadas”, explica Júlio Oliveto, co-fundador e diretor de inovação da LIVRE.

  O formato do projeto chegou a concursos de empreendedorismo, os consagrou vencedores do Prêmio Santander de Empreendedorismo 2014 e assim a empresa captou um aporte financeiro que possibilitou a fabricação do 1º lote do KIT LIVRE para o lançamento em abril de 2015 em uma Feira do setor de Mobilidade.

 

No primeiro ano em operação, a Livre conseguiu estar presente em 19 estados brasileiros, além de alguns países como Austrália, Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

 Segundo Oliveto, o equipamento permite os movimentos de modo seguro, confortável e divertido.



“Ele é protegido por patente de invenção e pode alcançar até 20 km/h com autonomia média de 25 km.

É portátil, dobrável e com acoplamento rápido”, comenta Oliveto. Em 2015 a Livre lançou o Kit Livre no mercado e no mesmo ano participou novamente do concurso Acelera Startup 2015, resultando em uma vaga para a concorrida final do concurso.

Após avaliação final dos jurados foi reconhecida como vencedora da edição 2015.
 

 Fonte da Noticia – Veja Aqui

Comentários