Brasil - Turismo lança guia para atendimento de pessoas com deficiência

Foram produzidos 35 mil exemplares da publicação, que já está sendo distribuído a prestadores de serviços turísticos de todo Brasil.

 

 

 A poucos dias do início dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Ministério do Turismo lançou, nesta quarta-feira (31), na Casa Brasil, o guia Dicas para atender bem turistas com deficiência.

 A publicação é dirigida principalmente a prestadores de serviço do setor. 

 Ao todo, foram produzidos 35 mil exemplares do guia, que já está sendo distribuído a prestadores de serviços de turismo de todo Brasil. 

 O maior foco é o Rio de Janeiro e as cidades onde haverá jogos de futebol, de forma a auxiliar os profissionais que estão atendendo os turistas dos Jogos.

 

 A cartilha voltada para o atendimento de turistas com deficiência ou mobilidade reduzida ressalta que a acessibilidade é um direito universal, que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas, permitindo uma maior autonomia não apenas para pessoas com deficiência, mas para pessoas com mobilidade reduzida, como grávidas e pessoas idosas.

  A iniciativa vai ao encontro do Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê em suas ações a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento dos segmentos turísticos de demanda própria como é o caso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 


“Esse é mais um passo importante que o MTur dá em direção ao turismo acessível para todos.

 Afinal, atender bem é uma premissa universal do turismo e além da acessibilidade na estrutura dos atrativos e empreendimentos, é importante que os prestadores de serviços turísticos saibam como bem atender as pessoas com deficiência”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

O Ministério do Turismo também está em fase de produção de outros dois guias que serão direcionados ao atendimento de pessoas idosas e ao público LGBT.
 

 Fonte : Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo 



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