Portugal - Póvoa de Lanhoso: De mãos dadas no apoio à pessoa com deficiência

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a AADVDB - Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga assinaram um protocolo com vista à instalação de um Gabinete do Serviço de Informação e Mediação para a Pessoa com Deficiência (SIM-PD), na sede daquela instituição, localizada nos Moinhos Novos, na vila da Póvoa de Lanhoso. 

 

Na prática, a AADVDB disponibiliza as suas instalações para acolher o serviço de informação e medicação para a pessoa com deficiência, com a autarquia a apostar na descentralização dos serviços, levando esta resposta junto de uma instituição com larga experiência nesta área.

 

 Alexandrina Oliveira, portadora de deficiência motora e colaboradora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, foi a pessoa escolhida para o SIM - PD que fica instalado na AADVDB.

 

O gabinete integra uma das respostas ao nível social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. 

 

Deste modo, todos os munícipes portadores de deficiência dispõem de um atendimento devidamente orientado, que presta apoio em áreas como: Emprego e Formação Profissional; Desporto; Defesa da Igualdade de Direitos e Deveres; aquisição de veículos adaptados e apoio ao nível dos transportes para tratamentos com entidades parceiras; e emissão de dí stico de estacionamento para cidadãos com mobilidade reduzida. 


Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no momento da assinatura do referido protocolo, agradeceu à associação de invisuais ter aceite o desafio da autarquia para acolher este serviço.

“No âmbito das suas respostas sociais, a autarquia não podia ignorar os problemas que diariamente afectam as pessoas portadoras de deficiência e foi nesse espírito que decidimos criar uma resposta para ajudar estas pessoas na medida do possível”, referiu Manuel Baptista. “Simbolicamente quisemos descentralizar este serviço colocando numa associação que tem uma sensibilidade especial nesta matéria e escolhemos como técnica a Alexandrina que sabe muito bem da importância do município ter esta resposta”, vincou Manuel Baptista.

“Estou convencido que estão reunidas as melhores condições para darmos o nosso contributo para a melhoria da qualidade de vida dos povoenses portadores de deficiência.

- Esta é a nossa missão, estarmos ao lado dos povoenses. - Agradeço mais uma vez à associação na pessoa do Domingos Silva pela pronta disponibilidade em acolher este desafio da autarquia”, referiu.  


 Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários