Brasil - Pacientes recebem próteses, órteses e cadeiras de rodas

O Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), realizou na tarde desta terça-feira, 31, a entrega de 29 itens entre próteses e órteses para pacientes cadastrados no Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física – 5 de Outubro). 
Na ocasião também foram entregues cinco cadeiras de rodas motorizadas. A solenidade contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Oleno Matos, no ato representando a governadora Suely Campos, e pelo secretário de Saúde, César Penna. 
 A ação faz parte do PAPD (Programa de Atenção e Prevenção às Deficiências), que atende à grande demanda de pessoas com deficiência que buscam diariamente por uma órteses e próteses, essenciais para a reabilitação. 
O programa é responsável pelas ações de promoção à saúde, prevenção às deficiências e dos agravos já existentes.



De acordo com o secretário da Casa Civil, Oleno Matos, esse é mais um compromisso que o governo fez e que está sendo cumprido.

 
“É a concretização de mais uma ação que visa cuidar das pessoas e garantir melhoria na qualidade de vida”, destacou.

 
 As cadeiras de rodas motorizadas custaram cerca de R$10 mil, cada. Em tese, serviriam para o transporte interno de pacientes, mas a atual gestão detectou que não havia essa necessidade e fez a doação aos pacientes.

 
 A diretora do Nerf, Camila Gavioli, afirmou que as cadeiras agora estão com quem realmente precisa delas. 


“As cadeiras estavam paradas aqui no Núcleo e não tinha nenhuma serventia, então entramos com um pedido na justiça para que pudéssemos doá-las para quem realmente fará bom uso, e é muito gratificante”, pontuou. 


 Raimunda Araújo, moradora de São Luís do Anauá, Sul do Estado, atualmente com 55 anos, há 27 anos depende da cadeira de rodas para se locomover, foi uma das contempladas com a cadeira motorizada.

 “Um momento muito importante que o governo nos proporciona, pois nos dá independência.

Não tenho nem palavras, só mesmo a agradecer”, complementou. Somente em 2016 foram entregues pelo PAPD, mais de 100 meios auxiliares de locomoção, entre cadeiras de rodas adulto e infantis e andador infantil.

Em setembro de 2015 foram adquiridas 600 cadeiras de rodas e devido à grande demanda praticamente todas foram entregues no mesmo ano.


Fonte da Notícia – Veja Aqui

Comentários