quarta-feira, 4 de maio de 2016

Portugal - GAPRIC e Musicoterapia da NÓS conquistam cofinanciamento do INR, I.P.

O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) aprovou no final do mês de abril dois projetos da NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, na área do apoio a pessoas com deficiência e/ou doença mental crónica sem respostas na comunidade e na área da Musicoterapia envolvendo jovens do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). 

 

Em exercício durante o ano de 2016, estes projetos são cofinanciados pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. num valor que ascende aos 5 mil e 600 euros, permitindo abranger cerca de 50 jovens e adultos com deficiência e/ou doença mental e 10 cuidadores informais. 

 

O GAPRIC – Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade, que surge agora na sua segunda edição enquanto projeto existente na NÓS já desde 2015, é o projeto que, a nível nacional, assume maior valor de cofinanciamento: 3.603,19 euros. 

 

A iniciar já no mês de maio até ao final de agosto de 2016, o GAPRIC vem permitir à NÓS continuar a inovar no sentido da resposta às necessidades da comunidade, principalmente as deixadas a descoberto.


Após os resultados alcançados na primeira edição e mantendo um olhar sobre as necessidades da comunidade, o GAPRIC pretende apoiar 10 pessoas adultas com deficiência e/ou doença mental sem outro tipo de resposta e os seus cuidadores (10).

Partindo da metodologia do ‘Planeamento Centrado na Pessoa’, este projeto visa escutar os sonhos individuais e, mobilizando os apoios comunitários, aproximá-los da concretização, promovendo o sentimento de autoria.

Criar programas de apoio para pessoas que se encontrem sem apoios através de atividades a realizar preferencialmente na comunidade, bem como apoiar os seus cuidadores informais de forma a promover o seu bem-estar e qualidade de vida, são objetivos deste projeto a que se soma a importância de contribuir para uma comunidade inclusiva, mobilizando o potencial das estruturas comunitárias.

Em estudo, está a possibilidade de explorar mais apoios para o GAPRIC de futuro, dado o seu impacto já comprovado durante o ano 2015.

De referir que a candidatura deste projeto e a sua aprovação acontece na sequência da decisão da NÓS, no final de 2015, de dar continuidade ao mesmo, assumindo todos os custos do seu funcionamento, trabalhando, entretanto, para obter cofinanciamento público e garantir sustentabilidade para a intervenção.

Em funcionamento entre setembro e dezembro de 2016, estará, pela primeira vez na NÓS, um outro projeto ligado à Musicoterapia proposto ao INR, I.P. em janeiro deste ano.

O ‘Música em NÓS’ receberá deste Instituto um apoio no valor de 2.036,09 euros, com o objetivo principal de proporcionar mais uma atividade lúdico-terapêutica aos jovens que frequentam a resposta de CAO da Associação.

As sessões deste projeto vão integrar as atividades já existentes no planeamento desta resposta social e serão realizadas nas instalações do equipamento.

 ‘Uma Cidade Para Todas as Pessoas’, atual sede da NÓS, localizadas na União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena.

 A ideia visada pela coordenação do CAO é que seja possível manter esta atividade de futuro, na medida em que já haverá conhecimento e algum material adquirido com o cofinanciamento deste projeto.
 

 Fonte da Notícia – Veja Aqui

Nenhum comentário: