Brasil - Ceir entrega cadeiras motorizadas via SUS

O Ceir realiza a concessão cadeiras de rodas motorizadas por meio da Oficina Ortopédica do Centro Um grupo de pessoas com deficiência físico-motora ganhou maior autonomia nesta terça-feira (12). 
Elas receberam cadeiras de rodas motorizadas, via Sistema Único de Saúde (SUS), concedidas pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).



“Agora vou poder fazer minhas tarefas de forma mais independente, como ir ao supermercado, por exemplo”, conta a dona de casa de 64 anos, Maria José dos Anjos, cadeirante desde os 15 anos de idade e pela primeira vez recebendo uma cadeira motorizada.



O Ceir realiza a concessão de cadeiras de rodas motorizadas desde 2014, mas foi recentemente que adotou uma nova metodologia na entrega do equipamento. 
“No final do ano passado, iniciamos entregas coletivas com treinamento de capacitação para manuseio e manutenção das cadeiras”, explica a terapeuta ocupacional do Ceir, Márcia Fonseca. 


 O Ceir realiza a concessão cadeiras de rodas motorizadas por meio da Oficina Ortopédica do Centro.

 O equipamento é entregue prioritariamente a pessoas com deficiência físico-motora que não têm força nos membros superiores, de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

  Saiba como solicitar 


 Para solicitar cadeira de rodas motorizadas concedidas pela Oficina Ortopédica do Ceir basta que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e faça uma consulta com um médico do Programa de Saúde da Família (PSF) ou que seja credenciado pelo SUS.

O profissional deve prescrever no formulário o tipo de equipamento necessário para o caso do paciente. Em seguida, o paciente deve anexar a solicitação do médico às cópias dos seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP.

Toda a documentação deve ser entregue à Secretaria de Saúde da cidade onde mora o paciente.

Aqueles que residem em Teresina devem procurar diretamente a Central do SUS. Somente após a aprovação é que o processo é encaminhado à Oficina Ortopédica do Ceir.

 No ato da entrega da documentação, o paciente deve informar pelo menos um telefone para contato.

 É através dele que o Ceir dará andamento ao processo. O prazo do SUS para a entrega de meios auxiliares de locomoção solicitados é de 90 dias.

  Fonte da Notícia: Veja Aqui

Comentários