Angola: CIAM realiza ciclo de debates para saudar os 40 anos da instituição

Luanda - Um ciclo de debates na área de "Pessoas com deficiência" para saudar os 40 anos do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) será realizado a partir do dia 21 do corrente mês na instituição. 

 

De acordo com uma nota de imprensa do CIAM enviada hoje, quarta-feira, à Angop, durante o ciclo de debates serão discutidos temas ligados a família, acessibilidade, educação e ensino, emprego e comunicação social.

 

 Nesta senda será debatido "A inclusão das pessoas com deficiência começa na família" com objectivo de sensibilizar as família para o seu papel de agentes nos processos de cuidados de habilitação e reabilitação dos seus familiares com deficiência. 


O tema sobre "Acessibilidades: caminhos para uma cidadania plena" tem como objectivo apresentar e discutir a proposta de Lei das acessibilidades", enquanto que o debate sobre "Educação e ensino de pessoas com deficiência: integração ou inclusão" visa reflectir sobre o paradigma da educação inclusiva e o atendimento educacional especializado que promove o desenvolvimento de habilidades.

 "Oportunidades de emprego para pessoas com deficiência: um desafio actual é outro tema ser debatido durante a comemoração e, visa apresentar e discutir as implicações da aplicação do Decreto Presidencial 12/6 de 15 de Janeiro relativo à reserva de vagas de emprego para pessoas com deficiência.

O certame terá como participantes, representantes dos ministérios da Família e Promoção da Mulher, Assistência e Reinserção Social, Saúde, Educação, Trabalho de Segurança Social, Urbanismo e Habitação governo provincial, administradores municipais, do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e associações de pessoas com deficiência.

Comentários