Angola - Deficientes visuais participam no desfile no Uíge

Uíge - Cento e 50 pessoas deficientes visuais participaram quarta-feira, nesta cidade, no desfile promovido pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Angola (ANCAA) no Uíge, em saudação ao seis de Janeiro, Dia internacional da pessoa com deficiência visual. 

 

O desfile consistiu na caminhada das pessoas com deficiência visual sem acompanhante, mas guiadas por bengala. 


A marcha encabeçada pelo coordenador da ANCAA no Uíge, Fernando Dala, partiu da Escola nº 68, culminou no largo do governo da província, tendo os mesmos caminhado cerca de um quilómetro sem guia.

“Nós portadores de deficiência visual não poderíamos ficar de parte, por isso a ANCAA organizou este desfile para o nosso reconhecimento”, disse Fernando Dala, que enalteceu a atenção especial do governo local no apoio moral e material às pessoas com deficiência visual.

O director provincial da Educação no Uíge, Manuel Zangala, disse que o seis de Janeiro é um dia de reflexão, não só para as pessoas portadoras de deficiência visual, mas de toda população da província. Manuel Zangala assegurou que o governo da província vai continuar a prestar atenção a esta camada da sociedade, sobretudo na construção de escolas próprias.

Para a directora provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS) no Uíge, Vilhana Simba Bunga, a população deve continuar orientar as pessoas deficientes a aderirem as escolas do ensino especial para aprenderem a ler e escrever. Garantiu também que o Minars continuará a apoiar as solicitações dos portadores de deficiências na província de acordo as suas disponibilidades.

Já a directora da saúde no Uíge, Luísa Cambuta, aconselhou as pessoas deficientes a recorrerem a consultas médicas por qualquer sintoma fora do normal.
 

Fonte da Notícia: Veja Aqui

Comentários