Angola - Pessoa com deficiência

A Lei da Pessoa com Deficiência, que estabelece o regime jurídico aplicável à prevenção, habilitação e participação da pessoa com deficiência na vida social, constitui dos maiores ganhos dos últimos anos.

 

 Sou portador de deficiência e escrevo estas palavras com uma lágrima nos olhos do regozijo que sinto pelo surgimento deste importante lei. 


  Por experiência própria, digo que a lei agora aprovada veio preencher um vazio muito grande na vida de pessoas como eu e doutras. Como devem calcular a deficiência varia de pessoa para pessoas e existem algumas pessoas com maior dificuldade de locomoção e adaptação.

Ainda lembro das palavras do ministro Assistência e Reintegração Social quando defendeu uma maior inclusão e mudança de paradigma.

Sabemos todos quanto as pessoas portadoras de deficiência ainda passam por dificuldades no nosso país. A lei peca por surgir apenas agora.

Espero que doravante as instituições que devem fiscalizar o cumprimento das leis, bem como as que têm o dever de cumprir, correspondam ao espírito e à letra do presente documento.

Pretende-se que a Lei da Pessoa com Deficiência seja um contributo fundamental para a inserção e redução das vulnerabilidades por que passa a grande maioria dessas pessoas.

As empresas e famílias devem mudar de atitude na hora de encararem a pessoa portadora de deficiência.  

Fonte da Notícia: Veja Aqui - Filipe Barbosa | Caxito

Comentários