Angola - Huíla: Portadores de deficiência enaltecem esforços do governo

Lubango - Portadores de deficiência controlados pela direcção provincial da Huíla da Assistência e Reinserção Social enalteceram hoje, sexta-feira, no Lubango, os esforços do governo na elaboração e execução de programas que visam a sua integração social e económica, o que está a melhorar a sua condição de vida.

 

Os portadores de deficiência fizeram o elogio no âmbito do apoio que receberam em cadeiras de rodas, bem como kits profissionais, numa cerimónia inserida nos festejos dia internacional da pessoa portadora de deficiência, assinalado quinta-feira (3 de Dezembro).


  Em declarações à Angop, no Lubango, Bernarda Baptista, beneficiária de uma cadeira de rodas, disse que o governo tem paulatinamente resolvido os problemas desta franja da sociedade, pelo que está a transformar a vida de muitas pessoas nesta condição.

Já Beatriz Chicola, que também beneficiou do mesmo meio, manifestou-se contente pelos apoios que o executivo tem proporcionado, em bens alimentares e industriais, o que tem ajudado sobremaneira a minimizar as dificuldades no seu dia a dia.

“O governo está atento as preocupações da sociedade, particularmente a dos deficientes físicos, para que deixem de pedir e reconquistem a sua dignidade, então, peço ao governo que continue a desenvolver estas acções para que se consiga melhorar cada vez mais a vida de cada um dos portadores de deficiência”, disse. João Lopes, que também beneficiou de um kit profissional de mecânica, acredita que este apoio dado pelo governo vai permitir criar a sua oficina e superar-se de várias dificuldades que tem passado há alguns anos.

Por seu lado, Mário Jorge, que também beneficiou de um kit de sapataria, disse que o governo tem vindo a melhorar a sua condição de vida, e com este meio vai poder criar a sua própria empresa para sobreviver através da confecção e reparação de sapatos.

Trinta e quatro portadores de deficiência, dentre sete mil 959 assistidos pela direcção provincial da assistência e Reinserção Social, beneficiaram quinta - feira, no Lubango, de cadeiras de rodas para facilitar a sua locomoção.

Os meios foram doados pela Associação Nacional de Apoio ao Ensino e Instrução de Menores (ANAEIM), com apoio de ONG como Free Wheeelchair Mission e Chair Cicle, no âmbito de uma parceria existente com o governo angolano.

  Fonte da Notícia: Veja Aqui

Comentários