Angola - Cunene: Apoio à pessoa com deficiência será contínuo

Ondjiva - O director provincial da Assistência e Reinserção Social do Cunene, Mateus Ndiliupopiu, reiterou nesta quinta-feira, em Ondjiva a contínua materialização dos programas preconizados pelo Executivo angolano para inclusão cada vez mais das pessoas com deficiência.</a> 


 Ndiliupopiu que falava no acto do 33º aniversário da institucionalização do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, garantiu que o governo, através dos parceiros sociais, continuará a dar atenção à resolução dos principais problemas que ainda vivem. Salientou que o Minars está a desenvolver um processo de cadastramento dos deficientes nos municípios e comunas, tidos como vulneráveis, para continuar o processo de assistência com bens necessários a sua vivência condigna, bem como traçar outras estratégias para a garantia da sua reintegração social. Mateus Ndiliupopiu fez saber que a nível da província do Cunene são assistidos dois mil e 793, dos quais 2036 homens, 857 mulheres, onde constam 440 crianças, 896 jovens, 482 adultos e 513 idosos que beneficiam da atribuição regular de bens alimentares.

Nesta vertente disse estar em curso o programa de geração e renda que consiste na integração de pessoas com deficiência nas actividades de prestação de serviços, em que foram criadas 18 cooperativas de moto táxis, com 108 beneficiários directos e 648 indirectos. Explicou que durante os últimos 12 meses, 462 pessoas deficientes de guerra receberam as suas pessoes, enquanto 95 assistidos foram encaminhados com base no programa de reabilitação baseada na comunidade que beneficiaram de meios de locomoção como muletas, canadianas, andarilhos, cadeias de roda e triciclos manuais.

Apesar destas acções realizadas, disse prevalecerem dificuldades financeiras para cobertura do programa de encaminhamento de 272 pessoas ao centro de reabilitação física e aquisição de peças sobressalentes para os triciclos motorizados.


Fonte da Notícia: Veja Aqui

Comentários