Angola - Benguela: Pessoas com deficiência beneficiam de meios de compensação

Benguela - Um total de cinquenta cadeiras de rodas, canadianas e kits profissionais de sapateiro e mecânico foram entregues hoje (quinta-feira), à pessoas com deficiências, na província de Benguela, durante o acto provincial do dia internacional de portadora de deficiências.

 

Na ocasião, a directora provincial Assistência e Reinserção Social, Marinela Sendala, considerou irrisórios os meios de compensação entregues individualmente e a sete associações constituídas, a julgar pelo número de pessoas com deficiência nesta circunscrição, calculada em seis mil. 

 

"Estes meios entregues dificilmente se podem adquirir no mercado nacional, mas do pouco que o sector possui, tem atendido as associações e aquelas pessoas necessitadas, como paraplégicos cegos, mudo, surdos, entre outras deficiências", salientou. 


Revelou por outro lado, algum avanço na mudança de mentalidades por parte da sociedade que tem inserido socialmente pessoas com deficiência nos diversos sectores da vida pública e privada, tarefa executada em parecerias com a Rede de Associações das Pessoas com Deficiência (RAPED). Recordou que no quadro do concurso publico realizado em 2008 , um número considerável desta franja beneficiou o primeiro emprego no mercado de trabalho para a sustentabilidades das famílias. Marinela Sendala avançou que neste momento um processo de triagem para actualização de dados estatísticos está a ser executado pelo sector, por haver muito mais pessoas com deficiência para controlar e apoiar, uma vez que os seis mil não representa a realidade.

Estiveram presentes no acto que decorreu sob o tema "A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades", representantes de associações e de instituições publicas, que defenderam maior consciencialização da população da necessidade e importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.
 

Fonte da Notícia: Veja Aqui

Comentários