Angola - Portadores de deficiência recebem formação no Bié

Um total de 160 pessoas portadoras de deficiência foram colocados no mercado de trabalho, na província do Bié, após concluírem com êxito diversos cursos ministrados no Centro de Formação Profissional de Nharea, disse ontem o coordenador regional centro-sul da Associação Nacional dos Deficientes de Angola (ANDA).

 
Filipe Muafeca informou que os portadores de deficiência terminaram a formação técnico-profissional em carpintaria, alvenaria, canalização, electricidade e serralharia, no âmbito da quinta fase do projecto

“Vem Comigo”, inserido no Programa Nacional de Reintegração da Pessoa com Deficiência. 


O coordenador regional centro-sul da Associação Nacional dos Deficientes de Angola destacou que os beneficiários, entre os quais 15 mulheres, demonstraram coragem e paciência nas tarefas incumbidas para posterior materialização do que foi ministrado na formação.

O projecto “Vem Comigo”, financiado pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, é administrado pela Fundação Lwini e coordenado pela Associação Nacional dos Deficientes de Angola. Filipe Muafeca anunciou igualmente o início da preparação da sexta fase, com a implementação de novos cursos nos centros móveis de formação profissional, com destaque para culinária, corte e costura.

Os municípios de Andulo, Chinguar e de Chitembo são as parcelas da província do Bié que vão beneficiar deste projecto de instalação de novos cursos.

 Implementado, desde 2014, o projecto “Vem Comigo” já abrangeu em todo o país mais de duas mil pessoas portadoras de deficiência. 

 

Fonte da Notícia: Veja Aqui

Comentários