sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Brasil - Dia Nacional de Luta dos Diretos da Pessoa com Deficiência foi comemorado em Dourados

Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi comemorado em Dourados pelo CCPD (Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência) Dorcelina Folador em 21 de setembro. Foi uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 
O objetivo do evento foi promover discussão e avaliação dos avanços e conquistas dos direitos das pessoas com deficiência. “Além de comemorar, confraternizar com as famílias das pessoas com deficiência e público em geral, o objetivo foi sensibilizar sobre a convivência, autoestima e garantia de direitos”, destacou a coordenadora do CCPD, Nazareti de Almeida Leguizamon.

Outro objetivo, segundo ela, foi promover discussões e avaliações dos avanços e conquistas dos direitos das pessoas com deficiência, por meio de políticas públicas.

O evento foi aberto com a participação de um Coral e após houve palestra “Trajetória histórica as luta das pessoas com deficiência”, com assistentes sociais do MPE (Ministério Público Estadual).

Também foi oferecido um almoço com música ao vivo com Claudio Sanfoneiro e convidados. Após apresentações do CCPD, teve a palestra ‘As Diferenças e Autoestima’, com acadêmicas de psicologia da Unigran e para finalizar, mais apresentação musical, com o cantor Matheus Matos.  

Dia de Luta 


O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

A data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas).

Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.
 

Fonte da Noticia: Veja Aqui

Nenhum comentário: