GUINÉ-BISSAU - Testes e tratamentos contra a malária serão gratuitos

De acordo com um comunicado do Governo, a partir desta segunda-feira, os testes e tratamento contra o paludismo (malária) vão passar a ser disponibilizados gratuitamente pelos serviços de saúde pública da Guiné-Bissau.



«A gratuitidade é extensível ao tratamento do paludismo simples e abrange todos os utentes dos serviços públicos de saúde, independentemente da idade», refere a nota do Ministério da Saúde. 

Segundo o comunicado, passa também a ser gratuito o «diagnóstico precoce do paludismo, através do teste de gota espessa e do teste rápido, em todas as estruturas sanitárias do país a partir do dia 25 de maio.»

 A decisão visa a que a Guiné-Bissau cumpra com os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, no âmbito dos quais está prevista a redução dos casos da doença. 

Em fevereiro, recorde-se, a Guiné-Bissau foi um dos oito países africanos a receber o Prémio de Excelência 2015 da Aliança de Líderes Africanos contra a Malária, pela aplicação do controlo de vetores (no caso, o mosquito que transmite a doença), através de redes mosquiteiras com inseticidas de longa duração.

  Fonte da Noticia: Veja Aqui

Comentários