Angola: FAPED quer maior divulgação da Convenção sobre as pessoas portadoras de deficiência

Luanda - A Federação das Associações de Portadoras de Deficiência apelou hoje, sábado, a todos os líderes de associações membros no sentido de procederem a uma maior divulgação da Convenção de Pessoas Portadoras de Deficiência de que Angola é Estado parte. Esta informação foi prestada à Angop pelo seu presidente, Silva Lopes Etiambulo, referindo que a medida visa cumprir com as recomendações saídas no seminário sobre os direitos das pessoas portadoras de deficiência que decorreu ao longo da semana finda, numa promoção do Ministério da Justiça e Direitos Humanos em colaboração com o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD).



De acordo com o interlocutor, a direcção da FAPED tomou esta decisão no decorrer de uma reunião do conselho directivo que analisou o cumprimento do plano anual de actividades, tendo considerado positivo o trabalho desenvolvido nos últimos três meses. Silva Etiambulo anunciou, por outro lado, a realização de uma assembleia geral em Junho com vista a criação de um programa mais abrangente que permita uma maior inserção das pessoas portadoras de deficiência no mercado do trabalho visando a sua contribuição no desenvolvimento sócio económico do país.

 Manifestou ainda preocupação pela falta de uma direcção na Associação Nacional de Deficientes Auditivos, tendo advogado a tomada de medidas urgentes com vista a colmatar esta lacuna.

 Apelou, por outro lado, a todos os lideres associativos no sentido de sensibilizarem os ex-militares portadores de deficiência para não aderirem às manifestações violentas devido ao atraso das pensões a que têm direito. Neste sentido, informou que a FAPED está a encetar contacto com as estruturas governamentais de direito na procura de uma solução para esta questão.

  A FAPED congrega no seu seio 26 associações. 


Fonte da Noticia: Veja Aqui

Comentários