Hospital Santa Marcelina doa cadeiras de Rodas a SESAU/RO


Iniciando as comemorações de 40 anos das Irmãs Marcelina em Rondônia, Irmã Lina Maria Ambiel, diretora geral do Hospital Santa Marcelina realizou na manhã de hoje, 09/02/2015, doação de cadeiras de rodas a Secretaria de Estado da Saúde – SESAU. Na ocasião foram doadas 08 cadeiras de rodas, sendo 05 cadeiras higiênicas, mais conhecidas como “de banho” e 03 cadeiras de alta qualidade, importadas da Alemanha.



As cadeiras serão utilizadas por pacientes internados nos setor de ortopedia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

O Sistema Único de Saúde - SUS disponibiliza meios auxiliares de locomoção apenas para uso individual do próprio paciente, por isso, o doente internado em hospital enfrenta sérias dificuldades de locomoção, pois apenas no momento da alta hospitalar receberá a indicação para uso ou não de cadeiras de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção.

“Lutamos pelos direitos das pessoas com deficiência que precisam ser conhecidos e respeitados e exatamente por isso estamos fazendo essa doação de cadeiras ao HB, apesar do nosso hospital enfrentar tantas dificuldades para sobreviver , precisamos ter compaixão e solidariedade com o pacientes que sofrem com dificuldades de locomoção e estão internados nos hospitais ” completa Imã Lina Ambiel, diretora geral do Santa Marcelina.

Além das cadeiras de rodas simples para adultos e crianças, a unidade fornece ainda cadeiras especiais para obeso e tetraplégico, disponibiliza também cadeiras de rodas motorizadas para pacientes que se enquadram nos pré-requisitos do Ministério da Saúde.

Em 2014 somente a Oficina Ortopédica realizou mais de 7 mil atendimentos aos usuários do SUS. Segundo Roze Postigo, representante da SESAU as cadeiras estarão ainda hoje a disposição dos pacientes internados na ala de ortopedia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Presenciaram a doação das cadeiras o senhor Márcio dos Santos de Souza, Servidor da SESAU, Rosinete Neves, professora e parte do corpo técnico e administrativo do Santa Marcelina, Sheila Scrheibert, gerente administrativa, Carla Ferreira Gomes, gerente técnica, Jean Douglas, assistente administrativo. Irmã Lina lembra também que a unidade disponibiliza para toda a população um serviço especializado na área de reabilitação física " muitas pessoas não sabem que temos aqui no hospital, tanto pelo sus quanto particular, diversos produtos como órteses, muletas, bengalas, andadores, coletes, calçados ortopédicos, palmilhas e muitos outras órteses fabricados aqui mesmo em nosso hospital" .

  Fonte: Veja Aqui

Comentários