Lente de contacto "inteligente" para diabéticos

A Google está a testar protótipos de uma lente de contacto inteligente que ajudará os pacientes com diabetes a monitorizar mais facilmente os seus níveis de açúcar no sangue.






No blogue oficial da Google, Brian Otis e Babak Parviz, líderes do projeto, afirmaram ontem, quinta-feira, que a nova lente de contacto mede os níveis de glicose no sangue de quem as utiliza. Esta contém um sensor de glicose e um transmissor sem fios que pode absorver e transmitir informações numa base contínua, sem ser necessário recorrer à habitual picada no dedo para recolher o sangue.
"As pessoas com diabetes ainda têm de picar o dedo e testar as gotas de sangue durante o dia todo. É perturbador e é doloroso. E, como resultado, muitas pessoas com diabetes verificam a sua glicose no sangue com menos frequência do que deviam" , relatam os autores que se inspiraram nesta "falha" para avançar com o seu projeto. Segundo a revista Time, os protótipos destas lentes estão a ser testadas no Google [x], um laboratório da marca dedicado ao desenvolvimento de produtos inovadores.
Ainda não se sabe quando o produto estará disponível, mas acordo com a Time, a Google estará em negociações com a FDA e demais parceiros para avançar com a comercialização do produto.
Apesar do projeto parecer atual, um vídeo promocional dos investigadores da Universidade de Washington em colaboração com a Microsoft Research Connections, de 2011, relata a concepção de um produto em tudo semelhante.



Na descrição do vídeo pode ler-se, inclusivamente, que o grupo estava a "trabalhar para desenvolver uma solução tecnológica não invasiva, que promete melhorar tanto a saúde como a qualidade de vida dos diabéticos: uma lente de contacto que monitoriza os níveis de glicose".



Fonte: DN Ciência

Comentários