Plantas poderão ajudar a extinguir mosquito da dengue

Uma farmacêutica investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Ângela Pizarro, reuniu informação científica sobre um conjunto de plantas com poder inseticida e repelente que podem ajudar a extinguir o mosquito que transmite a dengue

. No âmbito da tese final da graduação em Medicamentos e Produtos à Base de Plantas, Ângela Pizarro reuniu informação sobre plantas com poder inseticida e repelente, que podem fazer parte de formulações de produtos de ação inseticida ou repelente do mosquito vetor que transmite o vírus da dengue, disse a investigadora à agência Lusa. A investigadora salientou que algumas destas plantas são?espontâneas ou cultivadas em Portugal, assim como por toda a Europa,?e que poderiam ser uma ajuda, num momento em que?o mosquito está a disseminar-se e a tornar-se resistente aos métodos da sua eliminação e repelência.

 Trata-se de plantas com poder de controlo sobre as pragas que se vão mostrando resistentes aos pesticidas sintéticos, como o mosquito da dengue.


  Para Ângela Pizarro, a particularidade destas plantas é o facto de serem aromáticas e de possuírem poderosos óleos essenciais, tais como as espécies de Mentha, Eucalyptus e Glycirrhiza glabra (alcaçuz), que perturbam o processo normal da transmissão da doença, atuando desde a eliminação do mosquito (inseticida) até à prevenção da picada (repelente). A dengue é uma doença infeciosa, que para existir precisa do?transmissor (mosquito), da vítima (homem ou animal) e da via de transmissão (subcutânea), recordou a investigadora.

 Fonte: DN

Comentários