Micro-robô corrige deformidades faciais

Um novo dispositivo médico pretende revolucionar o tratamento das deformidades faciais. O micro engenho foi desenvolvido por uma equipa da Universidade de Coimbra e vai permitir realizar tratamentos de forma rápida, em ambulatório e com poucos efeitos secundários.

Investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram um micro-robô com o qual "pretendem revolucionar" a correção de deformidades faciais, realizando os tratamentos de forma rápida e em ambulatório, anunciou esta segunda-feira aquela instituição de ensino. O novo método de tratamento baseia-se num distrator mandibular robotizado, que ainda este ano vai ser aplicado a título experimental em humanos, após ensaios com animais, no âmbito de investigações iniciadas em 2011. A colocação do micro-robô implica "uma cirurgia que pode ser feita em ambulatório", explicou, à agência Lusa, o ortodontista Francisco do Vale, da Faculdade de Medicina da UC, um dos quatro investigadores envolvidos no projeto.

 "Semelhante a um pequeno parafuso"


  Além de Francisco do Vale e do físico Francisco Caramelo, da mesma faculdade, integram a equipa de investigação Germano Veiga, engenheiro mecânico com especialização em robótica, e Miguel Amaral, engenheiro biomédico, ambos oriundos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

  Fonte: JN

Comentários