Hoje, 21 de Janeiro 2013 - Taxas moderadoras com aumento de poucos cêntimos em 2013

As taxas moderadoras na saúde vão ter, a partir de 21 de Janeiro, actualizações com base na inflação de 2012, que se fixou nos 2,8%. 


 De acordo com a circular publicada hoje pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), as taxas moderadoras exigidas nas consultas e urgências hospitalares, nos casos elegíveis, vão sofrer, já a partir da próxima segunda-feira, aumentos de alguns cêntimos relativamente aos valores de 2012. Assim, uma consulta de especialidade, num hospital, que tinha como taxa moderadora o valor de 7,71 euros, em 2012, passa a custar aos utentes mais quatro cêntimos, ou seja, 7,75 euros, a partir do próximo dia 21.

  Um atendimento numa urgência hospitalar vai aumentar quatro cêntimos, para os 20,60 euros. 


 As taxas moderadoras em alguns serviços prestados pelas unidades de cuidados de saúde primários vão manter o mesmo valor em 2013, de acordo com o que ficou definido no Orçamento do Estado (OE) para este ano. O valor das taxas moderadoras -- que anualmente são actualizadas e têm um novo regime desde 01 de Janeiro de 2012 - manter-se-á em 2013, no que diz respeito aos serviços prestados nos cuidados de saúde primários, nomeadamente consultas de medicina geral e familiar, ou outra que não de especialidade.

  Fonte: Economico

Comentários