O Desenvolvimento da Cina nas Novas Tecnologia - Chinesa Lenovo destrona HP no mercado dos PC

O fabricante chinês Lenovo vendeu mais computadores no terceiro trimestre do ano que o norte-americano Hewlett Packard, até aqui o número um mundial, num mercado globalmente em recuo, informou hoje um instituto de pesquisa de mercado, noticia a AFP.
O Lenovo, que comprou em 2005 o negócio de computadores pessoais (PC, na sigla em Inglês) da IBM, vendeu 13,77 milhões de máquinas de julho a setembro, o que representa uma quota de mercado de 15,7 por cento e uma subida homóloga (em relação ao mesmo período do ano anterior) de 9,8 por cento. A HP, que está em plena reestruturação, pelo contrário viu as suas vendas recuar em 16,4 por cento para 13,55 milhões de unidades, equivalentes a uma quota de mercado de 15,5 por cento. A entidade que fez o estudo, o gabinete de pesquisa Gartner, realçou que é a primeira vez desde o terceiro trimestre de 2006 que a HP não aparece no primeiro lugar desta classificação. "Além de estar a comprar outros vendedores [de computadores], a Lenovo optou por um posicionamento agressivo nos preços, em particular no mercado profissional", adiantou. Este posicionamento permitiu à Lenovo "ganhos importantes de partes de mercado nos últimos anos", onde "ultrapassou as taxas de crescimento médio em todas as regiões do mundo", acrescentou a Gartner.

Comentários