Educação – Centro Paula Souza forma primeira turma de cuidadores de pessoas com deficiência


Iniciativa é uma parceria com Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Faculdade de Medicina da USP
A formatura da primeira turma do Curso de Qualificação Básica de Cuidadores de Pessoas com Deficiência foi comemorada hoje, 25, em uma cerimônia na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, Capital. Na presença do governador Geraldo Alckmin, da secretária Linamara Rizzo Battistella, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades, 51 formandos receberam certificados do Centro Paula Souza.


“É uma iniciativa inovadora que reúne a experiência de uma das melhores faculdades de medicina do país (USP), do Centro Paula Souza, da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Fundação de Apoio à Tecnologia (Fat)”, afirmou Laura Laganá.
O curso teve duração de três meses e foi realizado 90% a distância, com tutores do Centro Paula Souza na área de saúde. A iniciativa é uma parceria da instituição com a secretaria, a disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, responsáveis pelo conteúdo das aulas.
Com duração de três meses, o curso foi realizado 90% a distância, com tutores do Paula Souza na área de saúde. A iniciativa é uma parceria da instituição com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Fundação de Apoio à Tecnologia (Fat), a disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em conjunto com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, responsáveis pelo conteúdo das aulas.
Mais de mil pessoas de todo o País se inscreveram para fazer o curso, voltado a leigos que convivem com pessoas com deficiência. “É preciso muito cuidado e informação para lidar com pessoas assim”, afirma Alessandra Aparecida Ribeiro Costa, coordenadora do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Paula Souza.
O conteúdo do curso envolvia Noções de Organização e Planejamento, Hospitalidade Doméstica e Pública, Moda Inclusiva, Direitos da Pessoa com Deficiência, Saúde Integral e Saúde da Pessoa com Deficiência.

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO PAULA SOUZA

Comentários