Desfile Inclusivo na ETEC Tiquatira; Fotos da fotógrafa Kica de Castro

O que seria um simples desfile de conclusão de curso dos alunos do Ensino Técnico em Modelagem do Vestuário, na Escola Técnica Estadual Tiquatira, transformou-se num exemplo de inclusão social e trabalho em equipe.

A proposta desse projeto foi a criação de moda inclusiva, roupas adaptadas de acordo com cada tipo físico, incluindo pessoas com deficiência, acima do peso (plus size) e da melhor idade. Finalmente a democracia foi incluída na passarela. Esse foi um verdadeiro desfile inclusivo, onde profissionais com e sem deficiência desfilaram na mesma passarela.

Um ano de estudo, pesquisa, aprendizado e muito trabalho de jovens que em breve vão estar no mercado de trabalho, criando tendências de moda no Brasil, assim como as estilistas em moda inclusiva: Cândida Cirino, Silvia de Castro e Joventina Souza.

O público marcou presença no dia 29 de junho na ETEC Tiquatira. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes para prestigiar esse importante evento.
Todos os processos de um desfile foram pensados em detalhes pelo organizador do desfile, professor Marcos Rossetton, em conjunto com os alunos do curso de Modelagem do Vestuário (concepção dos desenhos e no desenvolvimento dos looks) e do primeiro Módulo do Curso Técnico de Comunicação Visual, que criaram os ícones para compor convite e cenografia.

Entre os modelos participantes do evento, cinco eram modelos com alguma deficiência do casting da agência Kica de Castro:
Ana Laura, modelo mirim cadeirante
Desfilou com o look das estilistas: Bianca Angelin e Juliana Marques.
Giovanna Maíra, cantora com deficiência visual
Desfilou com o look da estilista: Juh Andrade.
Juliana Caldas, atriz e modelo com nanismo
Desfilou com o look das estilistas: Aline Soares e Marina Araújo.
Karoll Sales, modelo com deficiência visual
Desfilou com o look das estilistas: Cíntia Pegollo, Letícia Ramos e Maisa de Lima.
Rayane Landim, modelo fotográfico com paralisia cerebral
Desfilou com o look das estilistas: Ana Carolina Novais de Oliveira e Paloma Serradilha.
A passarela retangular preta unindo detalhes em amarelo “marca texto” nas sinalizações de placas de acessibilidade, fizeram a luz, o som e a boca de cena, somarem elementos estéticos de acabamento para destacar apenas as peças, modelos e o principal, a inclusão social.

Enfim, um desfile com foco no profissionalismo e não no assistencialismo. Transformou o tema “Inclusão Social” numa leitura de moda agradável dentro de um desfile, mesmo que acadêmico tecnicamente correto e profissional.
Parcerias foram importantes para realização desse projeto:
- Instituição de ensino Embelleze, unidade Penha, que juntamente com a ETEC Tiquatira criou uma ação interdisciplinar com alunos assinando a maquiagem para o desfile. Uma importante ação, pois proporcionou uma interação entre as escolas e experiências práticas para os futuros profissionais no mercado de moda;
- Empresa Anda Luz Acessibilidade, que forneceu o piso tátil para que os modelos com deficiência visual pudessem se orientar na passarela;
- Virtuosa Festas que colaborou com o evento na parte de som, mostrando o profissionalismo do DJ Adriano do Nascimento, profissional com deficiência visual;
- Cerimonial apresentado por Priscila Menucci, atriz com nanismo da agência Kica de Castro Fotografias, que fez questão absoluta de falar o nome de cada modelo participante no final do desfile;
- Agências de modelos: Dune, Perfect Agency e Kica de Castro Fotografias.
Ficha técnica:
Desenvolvimento de coleção: Alunos do Curso Técnico em Modelagem do Vestuário.
Coordenadora de curso: Prof.ª Patrícia Yokomizo
Produção de desfile: Prof. Marcos Rossetton
Bookers: Kica de Castro, Junior Andrade (Perfect), Erison Kt e Carolina Cordeiro (Dune)

Fotografia: Kica de Castro, Lucie Santos e Equipe ETEC Tiquatira.Os agradecimentos para esse evento de sucesso devem ser estendidos ao diretor da ETEC Tiquatira, Wilson Neres, seu corpo administrativo e docente, e também ao blog Deficiente Ciente, que sempre apoiam e incentivam ações inclusivas.

fonte: Deficiente Ciente

Comentários