Convenção sobre as Pessoas com Deficiência: Técnicos da CNDHC participam em formação para elaboração do relatório


De 9 a 13 de Julho, decorreu na Cidade da Praia uma acção de formação sobre análise de dados e produção do Relatório sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). O jurista Arlindo Sanches e a assistente social Zoraida Fortes, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, participaram na acção, que foi ministrada International Disability Alliance – IDA. mpntd

A formação foi promovida pela Handicap Internacional e teve como objectivo capacitar os membros das Associações de Pessoas com Deficiências e o staff do Governo para a análise dos dados sobre a deficiência, com vista à elaboração do relatório sobre a implementação da CDPD.
Cabo Verde ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Fevereiro de 2011, o que obriga o país a estar juridicamente vinculado à obrigação de tratar as pessoas com deficiência como sujeitos de direito.http://www.blogger.com/img/blank.gif
Dois anos após a ratificação da Convenção, ou seja, no primeiro trimestre de 2013, Cabo Verde deverá apresentar um relatório sobre a sua implementação em Cabo Verde para as Nações Unidas. Foi neste sentido que a Handicap Internacional promoveu a formação. Recorde-se que em 2011 a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania publicou, em parceria com a Handicap International, uma brochura intitulada “Um mundu pa nos tudu – cartilha sobre a deficiência” (na foto).
O objectivo era divulgar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e promover a inclusão social das pessoas com deficiência na sociedade cabo-verdiana.

Beja Aqui

Comentários