Morreu a mãe do primeiro bebé proveta

Lesley Brown, agora falecida aos 64 anos de idade, deu à luz o primeiro bebé proveta do mundo a 25 de julho de 1978. Mais tarde repetiu com sucesso o processo revolucionário que lhe deu a família que tanto desejava.

"Estou tão agradecida por ser mãe, porque sem a inseminação artificial nuca teria sido e não teria os meus netos [cinco]", disse Lesley Brown em 2008, numa entrevista citada pela BBC.
Durante nove anos, Lesley e o marido tentaram ter filhos. A vontade (e o desespero) eram tais, que Lesley admitiu que estava disposta a tudo. Um problema nas trompas de falópio impedia Lesley de cumprir o sonho até que lhe foi indicado o processo experimental de inseminação artificial. Com a ajuda dos médicos Patrick Steptoe e Robert Edwards, Lesley avançou com o processo e, apesar de mais mulheres na altura também estarem a tentar o mesmo, foi ela a primeira a conseguir levar a gravidez até ao fim. Em 1978, nasceu Louise, no Oldham Hospital, Inglaterra.
Robert Edwards recordou em 2008 a "aventura" que foi tentar proteger Lesley da procura dos media. "Estávamos muito preocupados que ela poderia perder o bebé porque a imprensa estavam a persegui-la para todo o lado em Bristol. Então, Patrick Steptoe escondeu Lesley no seu carro e levou-a para a casa da sua mãe em Lincoln. Os media não sabias que ela estava lá", explicou, citado pela BBC. Quando se preparava para ter a sua primeira filha, os media descobriram que Lesley estava no Oldham hospital e tudo fizeram para tentar entrar no quarto, inclusive disfarçaram-se de pessoas que pertenciam aos serviços de limpeza.
Anos mais tarde, Lesley repetiu a inseminação artificial e teve Natalie. Mas foi Louise que entrou para a história como a primeira bebé proveta no mundo. "A mãe era muito sossegada que gostava da sua privacidade e acabou como os holofotes mundiais focados nela porque queria muito ter uma família. Estamos todos a sentir muito a sua falta", disse Louise.

Diário de Noticia

Comentários