segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mulher tetraplégica bebe café com o poder da mente


Há quinze anos, Cathy Hutchinson sofreu um acidente vascular cerebral (derrame) que fez com que perdesse a capacidade de mover os braços e pernas e a deixou incapaz de falar. Mas em Abril de 2011, ela pode tomar café sem nenhuma ajuda alheia. Cathy conseguiu beber café movimentando um braço mecânico apenas com a força de sua mente. Parece ficção científica, não é?
Essa foi a primeira vez, desde que ficou tetraplégica, que Cathy realizou uma ação por sua própria vontade. Foi também a primeira vez que uma pessoa conseguiu controlar um aparelho robótico usando o pensamento. Cientistas da Universidade Brown, EUA, criaram um dispositivo capaz de ler sinais dos neurônios. O minúsculo chip foi implantado no cérebro de Cathy, e a partir dele ela usou o pensamento para controlar o braço-robô.

video

Em 2006, ela já havia conseguido controlar um computador com a mente, mas nunca antes alguém tinha conseguido fazer esse controle no plano físico. Cathy não foi a única a participar do experimento. Um homem tetraplégico, identificado como Robert, também teve o dispositivo implantado no córtex motor do cérebro, área que envia sinais para que o controle das atividades motoras possa ser exercido.
Os resultados observados até agora são animadores. Embora os movimentos ainda estejam lentos e pouco precisos, pesquisadores afirmam que é possível aprimorar a tecnologia. O estudo com Cathy mostra que até pessoas paralisadas há muito tempo poderão realizar ações por si mesmas no futuro.
Confira aqui o vídeo em português que explica como funciona a tecnologia

Para mais informações, Clique Aqui

Nenhum comentário: