Google vai testar carros sem condutor


Dirigentes do Departamento de Veículos Automóveis do Estado norte-americano do Nevada disseram, na segunda-feira, que deram à Google a primeira licença para testar carros que se conduzem a si próprios na via pública.
Segundo a AP, a licença foi emitida depois de testes realizados em Las Vegas e Carson, os quais mostraram que o carro é tão seguro - ou talvez mais - do que um conduzido por uma pessoa.
A tecnologia que baseia o veículo que se dirige a si próprio funciona como um piloto automático para conduzir um carro, no caso um Toyota Prius modificado, com pouca ou nenhuma intervenção de um operador humano.
Um radar a laser montado no topo de carro e na grelha deteta peões, ciclistas e outros veículos, criando uma virtual zona tampão, de proteção, em torno dos obstáculos que o carro então evita.
Enquanto alguns já veem o carro robot a deixar o seu passageiro na entrada do centro comercial e ir estacionar sozinho, o diretor do Departamento de Veículos Automóveis, Bruce Breslow, diz que isso não será para já.
As regulações do Nevada exigem duas pessoas nos carros de teste. Uma pessoa atrás do volante e outra a monitorizar um ecrã de computador que mostra a rota traçada e controlar os acasos na estrada e os semáforos.

Fonte: Jornal de Notícia

Nelson F. Almeida Mendes
Se a moda pega, seria uma maravilha.
Para mim, seria muito bom, porque sendo tetraplégico não preciso de ter carta de condução ou de depender de terceiros para as minhas deslocações a longas distâncias, como por exemplo: A minha ida as consulta nos hospitais.
É uma boa notícia para as pessoas com deficiência que não tem condições para conduzir um carro.

Comentários