Com traje "biônico", paraplégica completa maratona após 16 dias


A tradicional Maratona de Londres, disputada há duas semanas, viu nesta terça-feira seu último competidor cruzar a linha de chegada. Depois de 16 dias percorrendo o trajeto que o queniano Wilson Kipsang, campeão em 2012, levou 2h04min44 para completar, Claire Lomas fechou a prova de forma emocionante: paraplégica, ela correu com a ajuda de um traje biônico de R$ 135 mil.
Claire Lomas ficou paraplégica do peito para baixo há cinco anos, após acidente em exercício de equitação. A ex-quiroprática de 32 anos se tornou a primeira a completar qualquer maratona usando o traje biônico. Ela teve a ideia de participar da prova há um ano, e desde então passou a fazer treinamentos adaptados, além de caminhadas com a ajuda das pernas robóticas.
O equipamento é composto por uma mochila, que transporta baterias recarregáveis e o computador responsável pela programação das peças restantes, e de placas com motores colocadas ao longo do quadril e das pernas. De acordo com o jornal Daily Mail, uma mudança no equilíbrio do utilizador leva a informação ao computador, que faz com que a perna se movimente como se fosse desejo do cérebro.
Com a ajuda do equipamento e de muletas, Claire cruzou a linha de chegada após 16 dias de batalha. Definida pela publicação como "a mulher mais corajosa da Grã-Bretanha", ela foi recebida aos aplausos por dezenas de pessoas, entre elas corredores que voltaram ao local da chegada para prestigiar a para-atleta. Claire ainda ganhou uma medalha pelo feito - ela não recebeu premiação oficial por não terminar a prova no mesmo dia da largada.
Claire não segurou a emoção e foi às lágrimas após o término da prova, acompanhada de perto pelo marido, Dan, e pela filha Maisie. O traje biônico utilizado foi comprado por 43 mil libras esterlinas (R$ 135 mil) com a ajuda de familiares e amigos.

Fonte: Clique Aqui

Nelson F. Mendes
É isso que eu penso.
Quando as tecnologias são usadas para o bem, sempre sai coisas bonitas como esta.
Que bonito de ver.

Comentários