domingo, 25 de março de 2012

Novo aparelho promete dispensar o uso de cadeira de rodas

Cientistas da Turquia inventaram um dispositivo que poderá, em breve, garantir maior qualidade de vida para pessoas com paralisia. O Tek RMD (dipositivo robótico de mobilização) não só permite que pessoas paraplégicas fiquem em pé como faz com que elas caminhem de forma independente.
Os testes foram feitos por Yusuf Akturkoglu, paralisado há cinco anos, por causa de um acidente com cavalo. No vídeo abaixo o rapaz faz compras, vai a restaurantes, abaixa e levanta com a ajuda do aparelho. Confira:


Uma tira grossa e acolchoada é amarrada ao quadril do usuário e os comandos do Tek RMD são acionados por controle remoto. O dispositivo também utiliza sistema de suspensão para equilibrar o peso e permitir que a pessoa fique em pé com um puxão suave.
Pela praticidade e pela quantidade de movimentos que são devolvidos aos paraplégicos, o dispositivo é revolucionário e tem potencial para ser o substituto das tradicionais cadeiras de roda. O aparelho será lançado em breve no mercado da Turquia e a empresa responsável, AMS Mekatronic, já está à procura de pontos de venda nos Estados Unidos e na Europa. O modelo será feito em cinco tamanhos diferentes e custará cerca de US$ 15.000.

Veja Aqui.

Fonte: Via Gizmodo
video

Nenhum comentário: