Governo Português Procura Médicos de Cuba com desconto


O Estado vai contratar mais clínicos cubanos para colmatar a falta de médicos de família, que afecta cerca de um milhão de portugueses. Desta vez, e ao que o CM apurou, o contrato é mais barato: Portugal conseguiu um desconto de 10% no salário a pagar a cada clínico. Fonte ligada ao processo afirmou ao CM que o valor ronda os dois mil euros por profissional. O governo cubano aceitou o desconto devido à crise que afecta o mercado português.
Uma equipa do Ministério da Saúde esteve recentemente no país caribenho para submeter a exame os 59 clínicos que se candidataram. Foram seleccionados 44http://www.blogger.com/img/blank.gif médicos, que estão a frequentar um curso intensivo de Língua Portuguesa: quando chegarem a Portugal, em Março, terão de realizar um exame de conhecimento de língua.

Como incentivo para se candidatarem a um lugar em Portugal – deverão ser quase todos colocados nos centros de saúde do Alentejo e Algarve – estes profissionais recebem uma parte do salário pago pelo Governo português à empresa estatal cubana de recrutamento de médicos e o salário por inteiro que receberiam em Cuba. O Estado Português assegura o alojamento.

Fonte: correio da Manhã

Comentários