Estado força baixa de preços nos medicamentos


O projecto de despacho enviado aos parceiros prevê reduções de 10% a 15% em áreas de tratamento como a oncologia e a infecciologia.
Com o objectivo de poupar mais de 100 milhões de euros por ano, o Ministério da Saúde quer que a indústria farmacêutica reduza entre 10% a 15% o preço dos medicamentos que tratam doenças oncológicas, infecciologia e doenças imunológicas.

O projecto de despacho, a que o “Diário de Notícias” teve acesso, diz que os hospitais só podem comprar medicamentos para as três áreas de tratamento acima referidas caso os preços dos mesmos sejam 10% inferiores aos preços praticados no ano passado, no caso de existir concurso públicos, e 15% mais baratos nohttp://www.blogger.com/img/blank.gif caso de não existir concurso.

A proposta, diz o jornal, obriga ainda a descidas de 5% quando a factura acumulada dos hospitais junto dos laboratórios chegar aos 30 milhões de euros e de 10% quando chegar aos 50 milhões.
Estas propostas, a juntar a todas as medidas que têm vindo a ser introduzidas pelo Governo no sentido de reduzir a factura com medicamentos, poderão comprometer a continuidade de vários medicamentos no mercado, alerta a indústria.

Fonte: jornal de Negocio

Comentários