Doentes no corredor


Uma idosa de 90 anos está, há quatro dias, deitada numa maca no corredor de uma enfermaria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. A situação revolta os familiares pela falta de conforto da doente. Mais cinco mulheres estão na mesma situação. O hospital diz que não tem camas porque há mais pessoas atendidas nas Urgências.
Um dos familiares da paciente afirmou ao CM não gostar de saber que ela "sinta frio durante a noite" e que esteja "desconfortável na maca". Adianta, porém, não ter queixas quanto ao tratamento que a idosa está a receber em termos clínicos.
Fonte hospitalar explicou que a unidade de saúde "perdeu 400 camas" para o novo Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Aguarda para saber se as pessoas continuam a ir à Urgência do Santa Maria ou a Loures, após a abertura daquele serviço, prevista para segunda-feira.
De uma forma geral, os hospitais estão com aumento de utentes na Urgência devido ao frio, que causa infecções respiratórias. Fonte hospitalar adianta que o aumento dos internamentos torna mais difícil a libertação de camas nas enfermarias. A solução é o recurso às macas.
http://www.blogger.com/img/blank.gif
Fonte: Correio da Manhã


Nelson F. A. Mendes
Quando vi esta notícia no jornal Correio da Manhã, não quis acreditar. Mas não admiro nada, porque já passei a mesma coisa que essa idosa esta a passar, no meu internamento no hospital Fernando da Fonseca, mais conhecido pelo hospital da «Amadora Sintra» em 2010.
Nesse internamento, acabei por ficar dois dias no corredor das urgências, e como sou tetraplégico, isso custou-me muito mais e não conseguia virar-me naquela maca, porque era muito estreita.
Foi muito doloroso e por isso entendo os familiares da idosa.

Comentários

Vera Garcia disse…
Que absurdo, Nelson! Que descaso do hospital com esses pacientes.
Você teve uma experiência semelhante, não é meu amigo? Imagino como deve ter sofrido.

Beijos e bom final de semana!